MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Sobre a recente alteração quanto à aplicação de multas pelo Procon/SP

Sobre a recente alteração quanto à aplicação de multas pelo Procon/SP

Muito embora a missão do Procon/SP seja árdua e nobre, fato é que a grande problemática quanto às aplicações de multas pelo órgão decorria da equivocada estimativa de receita bruta da empresa autuada.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Atualizado às 12:31

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A Fundação Procon/SP foi criada pela lei 9.192/95 e decreto 41.170/96 e está vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Neste contexto, é o órgão responsável pela execução da política estadual que tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Portanto, exerce poder de polícia administrativa, fiscalizando, instaurando autos de infração e aplicando penalidades.

Muito embora a missão do Procon/SP seja árdua e nobre, fato é que a grande problemática quanto às aplicações de multas pelo órgão decorria da equivocada estimativa de receita bruta da empresa autuada, nos termos do artigo 32 da portaria normativa 45/15.

Ao tomar ciência da estimativa de seu próprio faturamento, caberia à empresa autuada apresentar impugnação específica, com documentos elencados em rol taxativo (incisos I a V do artigo 32 da portaria normativa 45/15), sob pena de ser considerada aceita a estimativa realizada pelo Procon/SP (§ 2º, do artigo 8º da portaria normativa 57/19), a qual serviria de base para a quantificação da multa, o que geralmente acarretava penalidades arbitradas em valores elevadíssimos e desproporcionais, colocando em risco a saúde financeira empresarial.

Além da forma de estimativa apontada, a multa deveria ser graduada mediante análise cumulativa da gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor (art. 57, CDC). E mais, o Procon/SP não observava o relevante fato de que muitas empresas possuem unidades autônomas, que atuam em diferentes áreas e oferecem produtos distintos, portanto, detém de faturamento próprio, mesmo estando reunidas por um mesmo CNPJ, o que distorce, ainda mais, a estimativa prevista na portaria normativa 45/15.

Após anos de questionamento judicial pelas empresas sobre essa estimativa de faturamento, sem a verificação da real receita bruta da empresa, ou especificamente, do faturamento da unidade autuada, atitude esta praticada desde a portaria normativa 45/15 que não estava de acordo com a regra estampada no art. 57 do CDC, o Procon/SP editou a portaria normativa 29/21, que alterou ao art. 33, da portaria normativa 57/19.

A mencionada portaria normativa 29/21 não altera, no todo, a regulamentação da forma de cálculo da multa para individualização da pena pecuniária contida na portaria normativa 57/19, cujos critérios foram delimitados no artigo 57 do CDC, mas adequa o art. 33 no que tange à possibilidade de, no caso de conduta infrativa imputada a uma unidade específica do autuado, se estimar a receita bruta individual do estabelecimento indicado no auto de infração e não de todo o grupo econômico.

Portanto, a partir de agora, com a nova portaria, o Procon/SP, ao autuar uma unidade específica da empresa, deverá estimar a multa a ser aplicada com base na receita bruta individual da unidade autuada, e não mais calcular a penalidade baseando-se na receita bruta total da empresa, sem considerar a unidade autônoma autuada.

Dessa forma, se a companhia possui dezenas de unidades autônomas de negócios, houve a autuação específica de determinado produto, nada mais correto que o Procon/SP considere, para a aplicação da multa, a receita bruta somente daquela unidade de negócio específica, em observância da regra contida no art. 57 do CDC.

Corretíssima, portanto, a atitude de ajuste do Procon/SP com a edição da portaria normativa 29/21, pois a Administração Pública deve primar pela eficiência e legalidade. O modus operandi para cálculo da multa do Procon/SP já vinha sendo afastado pelo TJ/SP, o qual, levando em consideração a razoabilidade e a proporcionalidade, determinava o recálculo das multas outrora aplicadas, com expressivas reduções das penalidades1. A edição da nova portaria, portanto, é louvável e atende ao primado da segurança jurídica.

_________

1 Ap 1009311-14.2015.8.26.0053; 6ª Câmara Extraordinária de Direito Público do TJ/SP; Rel. Des. Rebouças de Carvalho, 4/10/16;

Ap 1033188-80.2015.8.26.0053; 13ª C. Dir. Público do TJ/SP; Rel. Djalma Lofrano Filho; 3/5/17;

Ap 1005923-74.2013.8.26.0053; 2ª C. Dir. Público do TJ/SP; Rel. Carlos Violante; 26/4/16

Gilberto Canhadas Filho

Gilberto Canhadas Filho

Advogado do escritório Trigueiro Fontes Advogados.

Mariana Vianna Martinelli

Mariana Vianna Martinelli

Integrante do escritório Trigueiro Fontes Advogados em São Paulo.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca