MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. STF entende que é constitucional a cobrança da contribuição destinada ao INCRA

STF entende que é constitucional a cobrança da contribuição destinada ao INCRA

"É constitucional a contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA devida pelas empresas urbanas e rurais, inclusive após o advento da EC 33/01".

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Atualizado às 07:45

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

No último dia 8/4/21, o Supremo Tribunal Federal, por maioria, ao apreciar o tema 495 em repercussão geral, fixou a seguinte tese: "É constitucional a contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA devida pelas empresas urbanas e rurais, inclusive após o advento da EC 33/01".

A discussão se deu nos autos do Recurso Extraordinário 630.898 e envolve a recepção ou não pela Constituição Federal de 1988 quanto à exigibilidade do adicional de 0,2% sobre a folha de salários destinado ao INCRA e também a roupagem da referida contribuição após a edição da EC 33/01.

A justificativa para o entendimento de que a contribuição destinada ao INCRA é constitucional mesmo após a edição da EC 33/01, residiu em interpretação de que a expressão "poderão", constante do artigo 149, parágrafo 2º, inciso III, da Constituição Federal, indica abertura para que o rol do dispositivo seja considerado exemplificativo.

Nesse passo, os efeitos da decisão atingirão todas as empresas urbanas e rurais, que deverão efetuar o recolhimento de 0,2% sobre a folha de salário a título de contribuição ao INCRA.

Andiara Cristina Freitas

Andiara Cristina Freitas

Advogada no Trigueiro Fontes Advogados.

Aline Thomazine Lovizutto

Aline Thomazine Lovizutto

Advogada no Trigueiro Fontes Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca