MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O PL 5.516 e seus impactos fiscais e tributários

O PL 5.516 e seus impactos fiscais e tributários

A proposta dessa nova estrutura societária surgiu mormente da necessidade de combater os principais problemas do futebol brasileiro: (I) a sonegação fiscal e (II) o endividamento dos clubes.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Atualizado às 10:35

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O projeto de lei 5.516/19, de autoria do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e relatoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), tem como objetivo viabilizar a transformação dos clubes de futebol em empresas, impulsionando a criação dos clubes-empresas. O referido projeto de lei tem previsão para ser levado à votação no Senado ainda neste mês de maio.

O PL 5.516/19 traz como temática central a criação de uma nova estrutura societária para os clubes de futebol, chamada de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) - modelo que permite aos clubes angariarem recursos por meio da emissão de debêntures e ações, atraindo investidores. Atualmente a maioria dos clubes está constituída sob a forma de associações civis sem fins lucrativos, embora a lei não vede a adoção de uma estrutura empresarial, como acontece com o time de futebol Red Bull Bragantino, que está constituído sob a forma de Sociedade Anônima. O novo modelo traz consigo inúmeras regras específicas para o mercado futebolístico, e tem como base, principalmente, o modelo português e espanhol.

A proposta dessa nova estrutura societária surgiu mormente da necessidade de combater os principais problemas do futebol brasileiro: (I) a sonegação fiscal e (II) o endividamento dos clubes. Dessa forma, um dos pontos que mais chama atenção na discussão do PL 5.516/19 diz respeito ao chamado Re-Fut, um sistema de tributação diferenciado para os clubes-empresas trazido pelo projeto.

O Re-Fut propõe um regime diferenciado para as SAFs, garantindo que essas empresas paguem menos tributos do que uma empresa tradicional. Esse regime tributário facultativo prevê o recolhimento único de 5% (cinco por cento) da receita mensal, calculada com base no regime de caixa.

O Re-Fut, entretanto, é um regime tributário de transição, isto é, provisório. O PL 5.516/19 dispõe que a SAF poderá valer-se do Re-Fut somente por 5 (cinco) anos. Após o término desse período, em princípio, deve passar a ser tributada com uma carga fiscal semelhante à de uma empresa tradicional.

Apesar de o Re-Fut parecer um sistema vantajoso, muito vem sendo questionado acerca do regime tributário incidente após o término do período de transição, visto que se entende que os clubes têm necessidade de um regime tributário diferenciado, com uma carga tributária inferior à das empresas. Importante salientar que, atualmente, com o modelo de associações civis, os clubes possuem isenção de IRPJ e CSL (além de imunidade tributária sobre patrimônio e renda), bem como são isentos da Cofins e pagam o PIS à alíquota reduzida de 1% sobre a folha de salários. Com a implementação do novo modelo, haverá um aumento relevante da carga tributária, o que poderá dificultar o equilíbrio das contas dos clubes.

Outro ponto que vem sendo amplamente debatido diz respeito ao fato de que, independentemente do tipo societário adotado - seja associação, seja empresa -, todos os clubes deveriam estar sujeitos à mesma carga tributária, disposição esta que não está prevista no PL 5.516/19.

Nesse sentido, vale ressaltar que o PL 5.516/19, apesar de ter recentemente ganhado maior destaque, não é o único que propõe uma reforma no sistema do futebol brasileiro. Há também o Substitutivo ao projeto de lei 5.082/16, de autoria do Deputado Federal Pedro Paulo (DEM/RJ), que também dispõe sobre a criação dos clubes-empresas e sobre um sistema de tributação diferenciada, o Simples-fut.

Apesar de o Substitutivo ao PL 5.082/16 já ter sido aprovado na Câmara dos Deputados, ele perdeu forças no Senado, justamente por conta de o PL 5.516/19 ser de autoria do atual presidente da Casa, o Senador Rodrigo Pacheco. A despeito disso, é relevante analisarmos as disposições de ambos os projetos, a fim de examinar as diferenças concernentes ao novo modelo de tributação proposto:

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A partir do exposto neste trabalho e do comparativo traçado na tabela, vemos que o modelo de tributação proposto pelo PL 5.516/19, apesar de oferecer como vantagem a possibilidade de captação de recursos por meio de debêntures e ações, não concede benefícios fiscais - o que tem sido um pleito dos clubes - além de contar com uma carga fiscal reduzida apenas temporariamente, diversa do modelo de tributação proposto pelo Substitutivo ao PL 5.082/16, que estabelece um regime tributário diferenciado para os clubes-empresas sem determinar um prazo de vigência e concede benefícios fiscais, como parcelamento com redução de multas e juros.

No modelo associativo adotado atualmente por grande parte dos clubes, de um lado, os times contam com benefícios tributários (isenções e imunidades) extremamente vantajosos, porém, por outro lado, esse modelo peca pela falta de transparência na gestão, o que dificulta a captação de recursos, hoje vitais aos times brasileiros, devido ao seu alto nível de endividamento. Alguns clubes tradicionais hoje vivem graves crises financeiras. A aprovação de projeto de lei que fomente a criação de clubes-empresas - a despeito das diferenças que cada um deles apresenta e das críticas que possam ser feitas - parece-nos uma ferramenta de extrema importância para a atração de investidores e a busca de um equilíbrio financeiro dos clubes de futebol. Agora, resta-nos acompanhar os próximos passos dessa história e ver que rumo ela irá tomar.

_________

*Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico. 

 

© 2020. Direitos Autorais reservados a PINHEIRO NETO ADVOGADOS

Rafael Marchetti Marcondes

Rafael Marchetti Marcondes

Doutor e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. MBA em Sport Management pelo ISDE e FC Barcelona. Especialista em Direito Tributário pela FGV/SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito Tributário na EPD e no IBET. Advogado no escritório Pinheiro Neto Advogados.

Mariana Grande

Mariana Grande

Associada do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Matheus Henrique Stringueto

Matheus Henrique Stringueto

Integrante do escritório Pinheiro Neto Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca