MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Criar o imposto sobre grandes fortunas é cumprir a Constituição de 1988

Criar o imposto sobre grandes fortunas é cumprir a Constituição de 1988

Entre buscar a criação de uma sociedade com mais equidade e, ao contrário, impor barreiras à sua conquista com base na possível conduta ineficiente do contribuinte, é preciso escolher a primeira, mesmo que haja pouca arrecadação efetiva.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Atualizado às 09:36

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Em meados de abril de 1988, o plenário da Assembleia Nacional Constituinte discutiu e votou destaques para excluir a previsão do imposto sobre grandes fortunas (IGF) no então projeto da nova Constituição. Todos os destaques foram rejeitados pela ampla maioria dos 400 constituintes presentes. O argumento para manter a criação do IGF mediante lei complementar estava no objetivo fundamental da futura Constituição: dirigir o Brasil a uma sociedade livre, igualitária, justa, sem pobreza e com garantia de desenvolvimento. 

De fato, a nossa Constituição é um documento político que toma partido. Embora delineie direitos e deveres para o cidadão e organize o Estado, assim como faz grande parte dos textos constitucionais mundo afora, a Constituição dá um passo adiante. Por ser ambiciosa, estabeleceu objetivos e programas para que a sociedade os concretize com a ajuda do Estado. E para que este assuma sua responsabilidade, foi desenhado um modelo tributário que se pretende distributivo, progressivo e igualitário. 

Nesse contexto é que o IGF foi previsto no texto originário e por essa razão necessita ser regulamentado como ordena a Constituição. De todos os tributos que foram previstos, é o único sem concretude. Há, por exemplo, projetos em trâmite no Congresso Nacional que preveem a aplicação do imposto com alíquota de 0,5% somente para pessoas físicas, a considerar patrimônio líquido de, no mínimo, R$ 22 milhões. Sabe-se que esse imposto, tal como implementado em alguns países, é altamente elástico e pode incentivar a conduta de o contribuinte subdeclarar bens, realocar ativos e exportar recursos para paraísos fiscais, como demonstrou a Gazeta do Povo a partir de estudo do Insper. Porém, argumentos consequencialistas, apesar de importantes, não são unicamente viáveis para afastar o cumprimento do texto constitucional, dada a realidade social do país.

Os representantes do povo brasileiro em 1988 almejavam a participação das grandes fortunas no combate à desigualdade e à pobreza. Nosso contexto social ainda não atingiu essa realidade, infelizmente. Apesar dos avanços, ainda assim o imposto sobre a renda arrecada excessivamente do trabalhador assalariado e dos servidores públicos. Há exacerbados tributos indiretos sobre o consumo, com pesada carga sobre a renda da classe média e das classes mais pobres; e, em contrapartida, existem alíquotas mínimas em sucessões de heranças que tampouco cumprem o papel redistributivo. A efetiva criação do IGF poderia auxiliar na redução desse contexto de desigualdade, pois, segundo a própria Constituição, o tributo teria objetivo claro: compor o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, conforme art. 80, III do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Se o Estado deve atuar com ação redistributiva com os instrumentos que lhe foram permitidos, qual o motivo para que não sejam utilizados? Entre buscar a criação de uma sociedade com mais equidade e, ao contrário, impor barreiras à sua conquista com base na possível conduta ineficiente do contribuinte, é preciso escolher a primeira, mesmo que haja pouca arrecadação efetiva.

A omissão injustificável, que perdura há mais de três décadas, levou partido político a questionar o fato perante o Supremo Tribunal Federal. Semana passada, o ministro Marco Aurélio votou acertadamente pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 55 e abriu a possibilidade de a União adotar as providências necessárias para a regulamentação do IGF. O caso segue em julgamento e, sustenta-se, com possibilidade de manifestações da sociedade civil via intervenção de amici curiae, dada a importância da matéria.

É tempo, portanto, de efetivar a Constituição em mais esse ponto, pois ainda que não se espere o fim do julgamento da ADO 55, deputados e senadores podem, enfim, discutir a viabilidade do IGF e cumprir mais um passo para buscar a erradicação da pobreza.

Pedro Henrique Gallotti Kenicke

Pedro Henrique Gallotti Kenicke

Atuação na área de Direito Administrativo no Escritório Professor René Dotti.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca