MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Medicamentos de alto custo devem ser custeados pelos planos de saúde

Medicamentos de alto custo devem ser custeados pelos planos de saúde

Medicamento de alto custo deve ser fornecido pelo plano, não cabendo a este contestar o tratamento prescrito pelo médico especialista que acompanha o paciente.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:42

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Geralmente quando pensamos em planos de saúde vem em mente somente a cobertura e custeio de consultas, exames e internações, certo?

Contudo, as obrigações dos planos são bem mais abrangentes do que a maioria dos consumidores imagina, e é determinada pelo artigo 10 da lei 9.656/98, conhecida no mundo jurídico como a lei dos planos de saúde.

O artigo 10 informa expressamente que o plano de saúde deve dispor ao consumidor a cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, devendo custear partos e tratamentos das doenças classificadas e listadas na Organização Mundial da Saúde.

Destaca-se, portanto, que lendo o referido artigo, há uma imposição ao plano de saúde, sendo este obrigado a custear "TRATAMENTOS"!

O tratamento também engloba os custos com o medicamentos, ou seja, MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO. Isso quer dizer que o plano de saúde pode sim ser obrigado a custear os medicamentos necessários ao tratamento, a depender de alguns critérios.

Entretanto, o que se observa diariamente são os planos negando os requerimentos dos consumidores, geralmente alegando:

  •         O tratamento não está no rol de cobertura obrigatória da ANS;
  •         O tratamento é domiciliar, não devendo ser repassado os custos ao plano de saúde;
  •         Há carência contratual do paciente;

Na grande maioria, essas alegações são consideradas abusivas pelo Poder Judiciário, pois limita a possibilidade de tratamento do consumidor.

O plano de saúde não escolhe o tratamento, quem escolhe é o médico especialista que acompanha o paciente, que além de especialista, é  quem conhece todo o histórico clínico do paciente.

É importante destacar que, se o plano de saúde traz cobertura da patologia, ele deve custear o tratamento prescrito, não podendo haver qualquer interferência do plano de saúde em qual medicação deve ser usada para tratar o paciente.

Em decorrência disso, tem-se que NÃO cabe ao plano de saúde contestar o tratamento prescrito pelo(a) profissional da saúde. Ao plano, cabe, tão somente cumprir seu dever de custeio, nos termos do que determina o art. 10 da lei 9659/98.

Então, se você tem plano de saúde e está precisando fazer algum tratamento com medicamento de alto custo, saiba que o plano pode ser obrigado a custear todo esse tratamento, inclusive, fornecendo o medicamento que você precisa, de acordo com o que foi passado pelo seu médico.

Sergio Dondeo

Sergio Dondeo

Advogado que dedica-se à atuação especializada em ações contra Planos de Saúde em âmbito nacional.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca