MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Metaverso: o que vem por aí?

Metaverso: o que vem por aí?

Com a evolução desses "mundos virtuais" e o possível deslocamento de parte das relações humanas reais para interações virtuais, caso isso leve à criação de novos modelos de relacionamento humano e de novas modalidades de negócios comerciais e empresariais, é possível que surjam novas formas de tutela legal ou novas possibilidades de arbitragem de conflitos.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Atualizado às 08:28

(Imagem: Arte Migalhas)

O termo "Metaverso" foi utilizado pela primeira vez no livro de ficção científica "Snow Crash", publicado em 1992, pelo escritor norte-americano Neal Stephenson. Na obra, os personagens utilizavam avatares para explorar um universo online, na tentativa de escapar de uma realidade distópica.

Assim, o metaverso consiste na criação de mundo virtuais com diferentes contextos e imersões, em que as pessoas podem interagir virtualmente mas viver experiências quase reais ou emuladas, como realizar encontros, fazer compras, participar de eventos e efetivar transações financeiras através de criptoativos e certificados virtuais de propriedade.

Já houve no passado a tentativa de criar metaversos com grande engajamento, mas sem tanto sucesso. Ocorre que a tecnologia blockchain, associada à grande adesão às transações com criptoativos, tem tornado o metaverso um ambiente interessante. Os metaversos rodam em redes de blockchain com capacidade de registrar NFTs (tokens não fungíveis) e utilizam criptoativos para transacionar bens virtuais. Normalmente, os metaversos transacionam com moedas virtuais próprias. Veja que, utilizando-se da tecnologia blockchain, as transações se tornam confiáveis. O grande interesse da população nos criptoativos gerou valor aos bens virtuais, o que torna o ambiente propício para o desenvolvimento dos ambientes virtuais de interação humana ou metaversos.

Não por acaso, em outubro do ano passado, o Facebook alterou o nome de seu conglomerado para "Meta" e anunciou que o futuro da internet será o metaverso. Desde então, o investimento do grupo na criação de um metaverso centralizado tem gerado muita discussão sobre o tema e instabilidade no valor das ações do Meta.

Enquanto o metaverso anunciado por Mark Zuckerberg não é lançado, transações financeiras são efetivadas em outros metaversos. O Carrefour, por exemplo, adquiriu recentemente um terreno no The Sandbox. A Samsung anunciou que lançará o Galaxy S22 no metaverso Decentraland. Neste último, há uma comercialização de terrenos virtuais e outros itens que movimentam US$ 6 milhões por semana. Inclusive, um terreno virtual foi vendido por valor recorde de US$ 2,4 milhões.

Nota-se que já é realidade essa nova forma de efetuar transações comerciais. E, à medida em que as relações no metaverso se intensificam, os serviços jurídicos tendem a ser direcionados para as transações efetuadas no metaverso.

A proteção de dados pessoais, por exemplo, é uma grande preocupação neste contexto, bem como a regularidade das transações financeiras e a observância da legislação nacional no que tange às transações financeiras internacionais e aquelas que se utilizam de criptoativos.

Já há, naturalmente, escritórios de advocacia buscando marcar presença no metaverso. Nos Estados Unidos, a banca Grungo Colarulo, especializada em seguros de acidentes pessoais, foi pioneira no lançamento de uma sede no metaverso. Na Espanha, a VICOX Legal, escritório com know-how em tecnologia blockchain e criptoativos, se instalou no Decentraland.

No entanto, enquanto os ambientes virtuais de interação não trouxerem para o "metaverso" o próprio ambiente da jurisdição pública ou privada, entendemos que o espaço dos escritórios de advocacias nesse mundo virtual permanece bastante limitado, voltando-se a oferecer um ambiente virtual para receber visitantes, disponibilizar informações ou fazer atendimentos virtuais sobre interações no mundo real ou virtual.

A ideia de que o metaverso possa vir a emular o próprio ambiente institucional de jurisdição pública ou mesmo privada ainda não é claro. Logicamente que, com a evolução desses "mundos virtuais" e o possível deslocamento de parte das relações humanas reais para interações virtuais, caso isso leve à criação de novos modelos de relacionamento humano e de novas modalidades de negócios comerciais e empresariais, é possível que surjam novas formas de tutela legal ou novas possibilidades de arbitragem de conflitos para lidar com essas novas formas de interação social. Por ora, a lei continua tutelando os direitos e deveres que impactam o mundo real, em espaços nacionais ou internacionais, onde por ventura tenham reflexo as transações virtuais que ocorrerem no metaverso.

Nicole Katarivas

Nicole Katarivas

Especialista em operações de M&A pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduada em Direito Empresarial. Advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca