MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O que é disaster recovery? Entenda a diferença entre DRaaS e cloud backup

O que é disaster recovery? Entenda a diferença entre DRaaS e cloud backup

As organizações precisam investir em um plano de disaster recovery em TI, que faz a replicação de dados para outro servidor, seja físico ou na nuvem.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Atualizado às 16:19

 (Imagem: Artes Migalhas)

(Imagem: Artes Migalhas)

Os dados são essenciais para as empresas e perdê-lo causaria danos incalculáveis para os negócios. Agora, mais do que nunca, a DraaS - Disaster Recovery as a Service está se tornando uma importante ferramenta. Afinal, a continuidade das operações de uma empresa é fundamental para se manter competitiva no mercado.

As organizações precisam investir em um plano de disaster recovery em TI, que faz a replicação de dados para outro servidor, seja físico ou na nuvem.

Sua empresa está preparada para lidar com falhas e desastres que podem prejudicar sua infraestrutura de TI?

O que é disaster recovery as a service (DRaaS)

O DRaaS ou recuperação de desastres como serviço, em tradução livre consiste na replicação de dados, sistemas e servidores físicos ou virtuais para dar acesso rápido em casos de desastres, ameaças de cibercriminosos e problemas internos de manutenção da empresa.

O principal objetivo desse tipo de solução é garantir proteção da infraestrutura de TI da empresa garantindo a continuidade do seu negócio após possíveis falhas.

A solução de DRaaS garante à empresa um ambiente de trabalho secundário pronto para entrar em ação no caso de falhas graves. Ela permite a atualização contínua dos sistemas e arquivos internos, que são testados para encontrar problemas e otimizados a fim de manter sua disponibilidade sempre alta.

Além disso, é estruturada com facilidade. Como é focada em ambientes de cloud computing, possibilita ao gestor um planejamento mais eficaz. Isso permite uma previsão de custos mais precisa, evitando imprevistos e reduzindo gastos a médio e longo prazo.

Usando a cloud, cria mecanismos para o backup de dados críticos e as aplicações mais importantes para o negócio. Ou seja, se acontecer alguma falha, toda a infraestrutura de TI da empresa pode ser replicada em local de fácil acesso para garantir que as principais soluções utilizadas em suas atividades funcionem.

A implantação do DRaaS

Como é um serviço oferecido sob demanda, o DRaaS pode ser implementado de várias formas. O cliente tanto pode adotar a solução em toda a sua infraestrutura quanto somente em setores críticos ou diretamente conectados ao core business da empresa.

Como cada empresa é diferente, é possível escolher o tipo de proteção que deseja receber. Existem planos flexíveis e várias opções de pagamento para atender diferentes necessidades.

As vantagens da adoção do DRaaS

As empresas podem ter uma série de benefícios ao implementar o uso de uma solução de DRaaS: reduzir custos, eliminar o desperdício de recursos e prejuízos na produtividade após possíveis falhas.

Com um parceiro estratégico, é possível não apenas reduzir o tempo necessário para se recuperar da falha, como acioná-lo para encontrar a origem do problema e resolvê-lo segundo os processos determinados pelo negócio.

Conheça, abaixo 4 benefícios de implementar esse tipo de solução:

1. Menor custo e maior confiabilidade

Muitos serviços de TI tradicionalmente executados localmente agora estão disponíveis como serviço a preços acessíveis. O DRaaS junta-se à infraestrutura, plataforma e software como serviço como uma alternativa popular em nuvem a uma tecnologia tradicional.

2. Melhor administração

A adoção do DRaaS diminui a carga administrativa colocada sobre a TI e libera a equipe para lidar com tarefas que fornecem maior valor comercial. Com a solução DRaaS, o setor de TI não precisa mais comprometer grandes recursos.

Outro benefício são os custos que costumam ser menor em comparação ao caso de manter a solução sem ajuda de um suporte.

3. Redundância e escalabilidade contínuas

Outro dos benefícios do DRaaS é a garantia da continuidade das soluções críticas do seu negócio, pois geralmente não há pontas soltas para perseguir ou se preocupar. Além disso, como está em uma plataforma virtual, é possível aumentar ou diminuir conforme a demanda.

4. Garante a continuidade do negócio

Apesar de oferecer benefícios semelhantes a um backup em nuvem, o DRaaS é diferente porque mantém o negócio funcionando automaticamente. Basta trocar os servidores principais por servidores de backup em um data center externo. É como um servidor reserva que entra imediatamente em serviço, sem interromper o trabalho. Isso não é possível com um simples backup dos arquivos.

Diferenças entre cloud backup e DRaaS

Cloud backup e DRaaS podem parecer a mesma coisa, pois ambos são componentes críticos da recuperação de desastres. Porém, se funcionarem sozinhos não podem garantir que o processamento do aplicativo continue ininterruptamente.

1. Cloud Backup

Cloud backup é uma aplicação baseada em nuvem que oferece a possibilidade de realização do backup automático dos arquivos, das máquinas virtuais, aplicações ou servidores, bem como armazenagem de dados de maneira segura. Após o desastre, a TI reconstrói o ambiente do servidor, instala aplicativos e restaura os dados da nuvem.

2. Recuperação de desastres como serviço (DRaaS)

O DRaaS é muito mais completo que o cloud backup, pois adiciona um método de proteção de sistemas de computação contra falhas (failover) baseado em nuvem para serviços de backup e recuperação. O failover pode estar em nuvem pública ou privada do provedor de serviços e pode ser automatizado ou manual. O DRaaS inclui serviços de backup e recuperação.

Cristiano Pereira da Costa

Cristiano Pereira da Costa

Especialista de transformação digital.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca