MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Sobre a ilegalidade da cobrança do ICMS antecipado

Sobre a ilegalidade da cobrança do ICMS antecipado

A legislação paulista impõe que o contribuinte, ao adquirir mercadoria procedente de outras unidades da Federação, deve antecipar o ICMS próprio, bem como o devido em operações subsequentes na condição de sujeito passivo por substituição, quando houver entrada em território do Estado de São Paulo se não houver acordo de substituição passiva.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Atualizado às 13:27

A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional impõem que a instituição de tributo tem que ser definida por lei. Acontece que no Estado de São Paulo está sendo realizada a cobrança indevida de ICMS antecipado.

Isso porque, como é sabido, a legislação paulista impõe que o contribuinte, ao adquirir mercadoria procedente de outras unidades da Federação, deve antecipar o ICMS próprio, bem como o devido em operações subsequentes na condição de sujeito passivo por substituição, quando houver entrada em território do Estado de São Paulo se não houver acordo de substituição passiva.

O pagamento do ICMS antecipado tem por fundamento legal o art. 426-A do RICMS:

Art. 426-A - Na entrada no território deste Estado de mercadoria indicada no § 1°, procedente de outra unidade da Federação, o contribuinte paulista que conste como destinatário no documento fiscal relativo à operação deverá efetuar antecipadamente o recolhimento (lei 6.374/89, art. 2°, § 3°-A): (Redação dada ao art. pelo decreto 52.742, de 22-2-08; DOE 23-2-08; Efeitos a partir de 1-2-08)

  1. do imposto devido pela própria operação de saída da mercadoria;
  2. em sendo o caso, do imposto devido pelas operações subsequentes, na condição de sujeito passivo por substituição.

Por esta razão, levando-se em consideração que o disposto no artigo 426-A do RICMS não está previsto em lei, conclui-se que a cobrança do ICMS antecipado é indevida.

Recentemente, uma rede atacadista conseguiu uma decisão liminar para afastar o pagamento antecipado de ICMS em razão da ausência de instituição de lei.

Na decisão, o Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo entendeu que "ausente previsão em lei para a exigência de antecipado recolhimento de ICMS, é de se reconhecer em caráter incidental, a ilegalidade do art. 426-A do RICMS, afastando em caráter liminar a exigência de antecipado recolhimento de ICMS nas operações de entrada de mercadorias art. 313-A a 313Z20 do RICMS."

Ricardo Siguematu

Ricardo Siguematu

Advogado especialista em Direito Tributário e é coordenador do núcleo tributário na Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

Alonso Santos Alvares

VIP Alonso Santos Alvares

Advogado especialista em Direito Tributário e é sócio da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca