MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Nova lei altera quóruns de deliberação de sócios nas sociedades limitadas

Nova lei altera quóruns de deliberação de sócios nas sociedades limitadas

Ao reduzir os quóruns de deliberação dos sócios, têm por objetivo flexibilizar o processo de tomada de decisões sobre importantes matérias pelos sócios de Sociedades Limitadas, devendo entrar em vigor após decorridos 30 dias contados da publicação da lei.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Atualizado às 08:25

Foi publicada, no dia de ontem, a lei 14.451, que altera os quóruns de deliberação dos sócios de sociedades limitadas previstos no art. 1.061 e no art. 1.076 do Código Civil (lei 10.406/02).

Quórum de deliberação para a designação de administradores não sócios

De acordo com a nova redação dada ao art. 1.061 do Código Civil, o quórum necessário para a designação de um administrador não sócio em uma Sociedade Limitada, que não tiver o seu capital social totalmente integralizado, passa a ser de, no mínimo, 2/3 dos sócios. Pela antiga redação do dispositivo, esta nomeação estava sujeita à aprovação unânime dos sócios

Por outro lado, nos casos em que o capital social da Sociedade Limitada estiver totalmente integralizado, a designação do administrador não sócio, que dependia no passado de 2/3 dos sócios, passa a estar sujeita à aprovação dos sócios detentores de mais da metade do capital social, pela nova regra.

Quórum de deliberação para alteração do contrato social, incorporação, fusão e dissolução das sociedades limitadas

A nova Lei também alterou o art. 1.076, para reduzir o quórum de deliberação, que antes era de 3/4 (ou 75%), para mais da metade dos sócios representantes do capital votante da Sociedade Limitada, para as seguintes matérias:

(i) modificação do Contrato Social; e

(ii) incorporação, fusão e dissolução da sociedade ou a cessação do estado de liquidação.

As alterações dos arts. 1.061 e 1.076 do Código Civil trazidas pela lei 14.451, ao reduzir os quóruns de deliberação dos sócios, têm por objetivo flexibilizar o processo de tomada de decisões sobre importantes matérias pelos sócios de Sociedades Limitadas, devendo entrar em vigor após decorridos 30 (trinta) dias contados da publicação da lei (22/9/22).

Enrique Tello Hadad

Enrique Tello Hadad

Sócio do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Bibianna Peres

Bibianna Peres

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. MBA em Direito e Relações Internacionais pela FGV. Associada do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Thulio Alves

Thulio Alves

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB. Advogado do escritório Loeser e Hadad Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca