MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Eutanásia

Eutanásia

O tema "eutanásia" é alvo de divergências doutrinárias e objeto de estudo de diversas áreas de aplicação.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Atualizado em 18 de outubro de 2022 07:44

O Código Penal de 1940 em atual vigência no Brasil dá ao bem jurídico vida o maior grau de proteção no ordenamento jurídico. Conforme Nélson Hungria, idealizador do Anteprojeto do Código Penal de 1940, o bem vida é o bem jurídico de interesse do indivíduo material pessoal: para Hungria, os crimes contra a vida são os que atentam diretamente ao bem jurídica vida, que é o supremo bem individual.

Nesse sentido, inicialmente na Parte Especial do Código Penal, o primeiro título trata dos crimes contra a pessoa e, o primeiro capítulo dos crimes contra a vida, estando disposto no art.122, caput, do CP a seguinte redação: "Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça"; sendo assim, o auxílio médico ao suicídio o ponto fulcral alvo do presente trabalho.

O tema "eutanásia" é alvo de divergências doutrinárias e objeto de estudo de diversas áreas de aplicação. Uma leitura a partir da Constituição Federal de 1988 nos permite evocar o art.1, III da Constituição Federal tendo que a dignidade da pessoa humana é o princípio basilar e norteador dos direitos fundamentais. Ao lidar o art.1º, III, Constituição Federal c/c o art.5º, III, Constituição Federal é possível chegar à conclusão de que não ter a alternativa de se livrar de tratamento desumano ou degradante vai contra a Constituição e, nessa perspectiva, a vedação a optação pela eutanásia seria um desacordo estatal perante a Carta Magna.

Alguns esclarecimentos sobre o que é a eutanásia são importantes para o presente artigo, nesse ínterim, a eutanásia ter dois sentidos:

O sentido amplo e o sentido estrito. Em seu sentido amplo a eutanásia consiste em condutas comissivas e omissivas a doentes terminais; já em sentido estrito consiste em conduta ativa direcionado a pacientes em estado terminal em que a morte é inevitável e acontecerá em breve.

Atualmente, o sentido estrito da eutanásia que é o cerne de todo o debate não só jurídico, mas também médico, religioso, ético etc., e por conta da quantidade de áreas interessadas em opinar acerca da eutanásia o torna mais difícil de chegar a uma conclusão justa sem que seja maculada por pontos de vista pessoal.

Neste ínterim, também se faz importante distinguir:

Eutanásia, ortotanásia, suicídio assistido e distanásia. A eutanásia consiste em aceleração da morte em decorrência de doença incurável e degenerativa; já a ortotanásia é a prática de dar fim aos meios de sobrevivência artificiais e deixar que a morte chegue no tempo chegaria caso não fosse adiada por meio de medicamentos, meios artificiais de respiração etc., é a morte natural sem a interferência de técnicas científicas. Enquanto que o suicídio assistido é a prática de disponibilizar a qualquer paciente, independente de doença física, o meio de dar fim a própria vida. E, por fim, a distanásia é a utilização excessiva da ciência para prolongar a vida de um paciente com doença incurável aumentando assim, o seu sofrimento.

Um breve esclarecimento sobre a ortotanásia:

A ortotanásia no Brasil passou a ser permitida após longo debate judicial entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal (MPF); tudo começou com a Resolução 1.805/2006 do CFM que dispunha da seguinte Ementa:

Na fase terminal de enfermidades graves e incuráveis é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal.1 O Ministério Público Federal (MPF) foi contra a resolução e começou então uma disputa judicial que, somente em 2010 com nova declaração do MPF declarando-se a favor da Resolução 1.805/2006 foi concedida a legalidade da resolução. Com isso, a eutanásia passiva que consiste na modalidade de ortotanásia não é mais alvo de desentendimento legal e ético.

Passado esse esclarecimento, tem-se que a eutanásia passiva já tem seus debates pacificados a partir da Resolução 1.805/06, sendo a eutanásia ativa a questão a ser discutida. Entende-se por eutanásia ativa o ato de proporcionar a alguém que está com doença terminal ou incurável uma morte indolor. Cabe ressaltar que a morte irá chegar mediatamente e a eutanásia pacífica somente aliviaria o sofrimento que haveria em esperar a morte natural chegar. Nem sempre a cura de uma doença é sanar, pode acontecer que a cura de uma doença seja aliviar as dores decorrentes dela.

A discussão em torno da eutanásia ativa se faz cada vez mais presente na sociedade pelo fato de as pessoas estarem vivendo mais. Hoje, a expectativa de vida do brasileiro está entre 60 e 80 anos, sendo necessário ressaltar que a possibilidade de viver mais traz consigo o ônus das doenças degenerativas. Nessa perspectiva de avanço e 1 & vide=sim modernidade, os meios para tratamentos de doenças também avançaram, a ciência hoje é capaz de oferecer modernos meios para manter uma vida de forma artificial.

Diante de tamanho avanço e autonomia do ser humano, surgiu a figura do testamento vital legalizado no Brasil em que a A Resolução n° 1.995/2012 do CFM em seu art. 1° contém a seguinte disposição: Definir diretivas antecipadas de vontade como o conjunto de desejos, prévia e expressamente manifestados pelo paciente, sobre cuidados e tratamentos que quer, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, sua vontade.2 Por meio dessa resolução, surgiu no Brasil a possibilidade de escolher as diretrizes a serem tomadas pelo paciente antes do mesmo ficar incapaz por meio do chamado Testamento Vital.

A figura do Testamento Vital tem sua base na autonomia da vontade e deverá ser feito por agente capaz em que o mesmo dispõe no documento se quer que seja tentado a qualquer custo o prolongamento de sua vida ou não. Contudo, se a pessoa dispor no documento que quer que seja aplicada a eutanásia em seu quadro médico diante de doença incurável em estado terminal, a autonomia da vontade é suprimida em prol dos limites estabelecidos pelo Estado, surgindo então o embate entre a autonomia da vontade e o controle estatal.

Diante das questões que surgiram a partir da discussão da eutanásia, doutrinadores se debruçaram sobre o tema e aqui serão citados alguns a fim de que seja estimulado o desenvolvimento. Dessa forma, serão três posições a favor da eutanásia e duas posições contra. Iniciando a partir de Claus Roxin que em sua obra Estudos de Direito Penal defende que a eutanásia viabiliza a morte com dignidade da pessoa humana. Diante de morte iminente a eutanásia somente aceleraria o processo. Há de se relevar que a doutrina majoritária alemã defende que em razão do consentimento (que pode ser expresso ou presumido) quanto a eutanásia, o homicídio seria impunível pois pondera-se que a vontade de viver daria lugar a vontade de não sofrer. Roxin também argumenta que as pessoas que defendem a ilimitada proteção da vida estão carregadas de emoções e acabam não sendo capazes de se despir de seus sentimentos para que o tema não seja tratado do ponto de vista emocional, mas sim objetivo. Os defensores do prolongamento do paciente terminal são aqueles que jamais perdem a esperança de que uma cura apareça ou um 2  milagre aconteça. O direito alemão não pune o auxílio ao suicídio de paciente gravemente adoentado, desde que se trate de pessoa sã e sem tendências suicidas.

Saindo da doutrina internacional e chegando na brasileira, Guilherme Nucci defende que a eutanásia não é a antecipação da morte, mas sim uma morte tranquila. O meio jurídico conservador considera a eutanásia homicídio privilegiado por relevante valor moral, sendo esses mesmos conservadores os que condenam a eutanásia que dá fim ao sofrimento, mas que não há problema na distanásia que prolonga o sofrimento de forma desnecessária. Sustenta também que o direito não deveria ser quem regra o momento da morte de alguém, mas sim, o meio de permitir ao sujeito moribundo a escolha por uma morte digna. Além disso, diz que o aspecto religioso em torno do tema o torna mais difícil de ser debatido de forma neutra por conta da pressão dos religiosos. Considerando inviável forçar alguém em estado terminal a ter um final de vida sofrido apenas esperando que a morte chegue.

Já no artigo A vida como ela é:

Dignidade e autonomia individual no final da vida de Luís Roberto Barroso e Letícia de Campos Velho Martel, podemos extrair alguns ensinamentos, dentre eles temos que o avanço da tecnologia permite o prolongamento excessivo da vida daqueles que já estão à beira da morte e que a eutanásia seria uma escapatória do prolongamento excessivo da vida de pessoas em estado terminal ou vegetativo permanente. Considerando a defesa do estado quanto ao bem jurídico vida, a qualquer custo, marca bem o caráter paternalista estatal adotado e que, a deontologia médica exalta a autonomia, liberdade e diálogo com o paciente.

Atribui-se a cultura brasileira de supervalorização da vida uma decorrência do cunho religioso que ainda existe no Estado que deveria ser laico. Quanto aos tratamentos invasivos e humilhantes, a dignidade da pessoa humana protege a liberdade e a inviolabilidade do indivíduo quanto a sua desumanização e degradação pois, nesse caso, o indivíduo não estaria sendo um fim em si mesmo, mas sim, instrumento de vontade alheia. Na sua expressão mais essencial, a dignidade significa que cada pessoa é um fim em si mesmo sendo assim responsável por sua própria vida a partir de seus valores e objetivos, como regra geral, as decisões cruciais da vida de uma pessoa não devem ser impostas por uma vontade externa a ela, as pessoas têm o direito de eleger os seus próprios projetos existenciais. Podendo a dignidade se dar por autonomia ou por heteronomia; por autonomia seria a capacidade de autodeterminação sendo a dignidade como autonomia o tema central da eutanásia e; por heteronomia seria a visão da dignidade ligada a valores compartilhados pela comunidade antes das escolhas individuais, nesse caso, a dignidade por heteronomia moldaria o conteúdo e limitaria a liberdade; no Brasil, a Constituição Federal de 1988 dá viés de autonomia a dignidade da pessoa humana com alguma permeabilidade da heteronomia. Nesse sentido, a autonomia dá ao indivíduo a possibilidade de escolher o que considera melhor para si. Ou seja, a eutanásia deveria ser permitida como uma alternativa rara, tendo critérios estabelecidos previamente para essa escolha pelo paciente que, quando atendessem a essas expectativas poderiam escolher previamente ou no momento da situação incurável como quer prosseguir.

Em sentido contrário a eutanásia, Genival Veloso de França em seu livro Direito Médico faz algumas considerações que serão aqui ressaltadas. Considera incorreto o uso do termo "direito de matar" ou "direito de matar" pois "direito" denota um princípio cristalino entre os homens e nesse sentido, alega que a eutanásia é sempre um homicídio. Além disso, considera que existe um conflito inerente a discussão que é a preservação da vida versus o alívio da dor e que, nesse embate, a vida deverá prevalecer pois a dor não tem grau tabelado sendo única a cada indivíduo, um estado de emoção, em que uns são mais e outros menos resistentes.

Interessante ponto a ser observado é que mesmo defendendo que a legalização da eutanásia daria aos médicos um sentimento de soberania em razão de quais vidas serão vividas, o mesmo traz a informação de que a eutanásia só passou a ser condenada pela sociedade e, em consequência, pelos homens da lei, a partir do avanço das religiões, principalmente o cristianismo e o judaísmo. Outro argumento é que a medicina não é capaz de trazer de volta quem foi levado por uma aceleração da morte em causa do avanço de uma doença que, pode vir a ser descoberto a sua cura dias após a morte; defendendo também que a incurabilidade é relativa pois a cura que não existe hoje pode vir a existir amanhã; o sofrimento não constituiria termômetro seguro pois haveria certa transformação da dor em problema de ordem técnica; e que é desumano que a morte deva ser aplicada a uma pessoa que em razão de sua doença passou a ser considerada inútil. A vida humana independeria de qualidade; a qualidade de vida não está relacionada com a capacidade habilidosa, pois o ser humano existe para realizar o seu destino enquanto criatura e; o atrelamento da dignidade com a liberdade não se alinha, em muitas vezes, com o interesse comum. Genival considera inaceitável qualquer forma de eutanásia mas aceita a ortotanásia pois considera inútil manter a vida nos casos em que a pessoa não teve a sua morte ainda por conta da ajuda de meios artificiais.

Por fim, Leslei Lester dos Anjos Magalhães em seu livro O princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à vida considera que a eutanásia pode ser classificada como um homicídio doloso ou um suicídio assistido e que, aborto e eutanásia são assuntos sobre vidas que não "merecem" ser vividas e que a dor não deve ser elemento exclusivo que qualifica a dignidade de uma morte. Faz interessante apontamento quanto ao ponto de vista econômico em que diz que o Estado nunca deveria sopesar a vida de uma pessoa com base no valor dos gastos hospitalares e de tratamento pois isso transformaria as pessoas em mercadorias e que, uma lei que autorizasse a eutanásia estaria criando novos possíveis conflitos no direito de família por conta do interesse verdadeiro por trás da decisão de optar pela eutanásia do familiar adoentado. Concluindo, Leslei também é contra a prática de eutanásia.

Na prática judicial brasileira, é raro encontrar jurisprudência quanto a eutanásia até mesmo por se tratar de uma prática ilegal que para ser executada deve ser feita por médico e são poucos os que arriscam suas carreiras em prol da eutanásia.

No Agravo Regimental no Mandado de Injunção (MI) nº 6.825 DF3 perante o Supremo Tribunal Federal (STF) de relatoria do Ministro Edson Fachin era requerido o direito a morte digna em razão de lacuna legislativa quanto a eutanásia e sustentado pelo princípio da dignidade humana, o Agravo Regimental foi indeferido pelo Ministro relator. Contudo, é interesse observar aqui que o Ministro Luís Roberto Barroso em seu voto sustentou que existiria sim direito a morte digna quando o paciente sofre de doença em estado terminal ou estado vegetativo permanente em razão da autonomia da vontade que decorre do princípio da dignidade humana, mesmo votado no sentido de indeferir o Agravo Regimental em razão da doença do paciente que sofreu a eutanásia não estar em estado terminal ou estado vegetativo permanente, o Ministro Barroso levou então ao STF posição favorável a eutanásia.

Já no Habeas Corpus 104.963 PR, o pedido do HC4 se dava em razão do advogado estar com a inscrição da OAB cancelada e o cliente alega desconhecimento, no caso em tela, o advogado defendia médico acusado de praticar eutanásia em, pelo menos, três pacientes na década de 90 em seu próprio hospital. Somente em 2007 houve o pedido de prisão3 4preventiva do médico por não ter comparecido ao seu próprio julgamento e, enquanto esperava a sentença, o médico se elegeu vereador. Alegada a nulidade da ação penal pelo réu a partir do interrogatório, o Habeas Corpus não foi concedido pelo STF pois o mesmo analisou e afirmou que o caso não foi comprometido em razão do cancelamento da inscrição na OAB do advogado.

Cristalino então que, existem bons argumentos quanto de quem é a favor e de quem é contra a eutanásia, mas também é notório que a discussão em torno do assunto deveria ser feita pelos entes diretamente ligados ao tema sem interferência das preferências pessoais de cada, um debate neutro e isento de crenças. A dignidade da pessoa humana pode ser evocada por ambos os lados, mas, a dignidade de viver deveria também significar a dignidade de morrer e que, quando o momento terminal chegasse, o moribundo tivesse a oportunidade de optar pelo seu futuro. A discussão em torno da eutanásia ativa é um terreno espinhoso também porque os mesmos que debatem a eutanásia não são alvo de doenças degradantes que tiram o seu ar a cada segundo mais.

_________________

1 - http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=PesquisaLegislacao&dif=s&ficha=1&id=6640&tipo=RESOLU%C7 %C3O&orgao=Conselho%20Federal%20de%20Medicina&numero=1805&situacao=VIGENTE&data=09- 11-2006

2 - https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2012/1995

3 - http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=749934134

4 - http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=5675591

_________________

ALENCAR, Paula Gabriella Ribeiro Dorigatti de. O Direito à Vida. Âmbito Jurídico, 2016. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/o[1]direito-a-vida/. Acesso em: 30 de nov. 2020.

BARROSO, Luís Roberto; MARTEL, Letícia de Campos Velho. A morte como ela é: dignidade e autonomia inidividual no final da vida. Revista da Faculdade de Direito de Uberlândia, Minas Gerais, v. 38, p. 235-274, 2010.

FRANÇA, Genival Veloso de. Direito Médico. 16ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2020. HUNGRIA, Nélson; JÚNIOR, Miguel Reale; SOUZA, Luciano Anderson. Comentários ao Código Penal. 5ª edição. Rio de Janeiro: GZ, 2018. Vol. 5.

MAGALHÃES, Leslei Lester dos Anjos. O princípio da pessoa humana e o direito à vida. São Paulo: Saraiva, 2012.

MARTINS, Carlos Eduardo. Ordenamento jurídico brasileiro aceita ortotanásia. ConJur, 2013. Disponível em: < https://www.conjur.com.br/2013-set-17/carlos-martins[1]ortotanasia-aceita-nosso-ordenamento-juridico>. Acesso em: 30 de nov. 2020.

NEGRELLI, Ana Vasconcelos. Testamento vital: um documento jurídico válido e eficaz. Migalhas, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 de nov. 2020.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 20ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

ROXIN, Claus. Estudos de Direito Penal / Claus Roxin; tradução de Luís Greco. Rio de Janeiro: Renovar, 2006

Nicolli Marinho

Nicolli Marinho

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca