MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Tragédia no litoral de SP e a necessidade de um plano de resiliência climático

Tragédia no litoral de SP e a necessidade de um plano de resiliência climático

A informação de que o Governo Federal prepara um Plano Nacional de Emergência Climática é mais que bem-vinda.

quarta-feira, 1 de março de 2023

Atualizado às 08:12

A tragédia do litoral norte de SP evidencia o quanto se paga caro (com vidas!) pela inexistência de políticas públicas integradas. Faltou precisão para o sistema de alertas de enchentes e deslizamentos (Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e sobretudo integração entre Cemaden e as autoridades públicas estaduais e municipais. A moradia irregular em áreas de proteção ambiental pressionava as encostas e colocava em risco os moradores. A resposta à crise demorou a ocorrer e os serviços públicos não estavam preparados para reagir a um evento dessa envergadura.

Como a mídia deixou claro, não se trata de um fenômeno isolado. Eventos semelhantes de enchentes e deslizamentos vêm atingindo o litoral brasileiro ano após ano, como é o exemplo das chuvas no litoral sul da Bahia em 2021 ou Petrópolis em 2022, que também deixou o saldo amargo de vidas perdidas e comunidades desalojadas.

Plano integrado de resiliência

Sabe-se que o aquecimento global tornará eventos como este cada vez mais frequentes e extremos, até que se consiga reduzir o carbono presente na atmosfera. As áreas costeiras tenderão a sofrer enorme impacto com o aumento do nível do mar e com enchentes e deslizamentos. Em um país que tem quase 7,5 mil km de costa e a maioria dos principais centros urbanos do país situada no litoral, a ausência de um plano integrado de resiliência para as áreas costeiras é uma tragédia anunciada.

É imprescindível investir nessas áreas de risco, com o desenvolvimento de infraestrutura resiliente, proteção da população local (especialmente os mais vulneráveis), e implementação de medidas capazes de assegurar a adaptação para a mudança climática e de socorro após eventos climáticos extremos. Não faltam exemplos de iniciativas integradas para áreas costeiras ao redor do mundo, que poderiam ser analisadas e parcialmente transpostas para o Brasil. O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA, 2016), enfrentava, ainda no princípio, alguma dessas questões, mas em sua grande parte nunca saiu do papel.

Coordenar iniciativas de resiliência climática, assegurar segurança hídrica e alimentar, avançar nos programas de regularização fundiária e de habitação social, assegurar a proteção dos topos de morros, das encostas e matas ciliares, criar forças-tarefa de socorro e recuperação (prevenção de doenças, evacuação de pessoas etc.), tudo isso precisa ser feito para ontem.

A informação de que o Governo Federal prepara um Plano Nacional de Emergência Climática é mais que bem-vinda. Esse Plano deveria incentivar também a implantação de programas locais e regionais, específicos para cada região costeira, também para já.

Tatiana Cymbalista

Tatiana Cymbalista

Advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca