MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A Marcha das Margaridas - Luta feminina pelo direito rural

A Marcha das Margaridas - Luta feminina pelo direito rural

A Marcha das Margaridas é um importante espaço de luta e visibilidade para as mulheres trabalhadoras rurais, que enfrentam diversas formas de discriminação e desigualdade.

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Atualizado em 10 de agosto de 2023 10:39

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, acontece em Brasília, a Marcha das Margaridas 

A Marcha das Margaridas é um movimento popular que ocorre no Brasil e reúne mulheres do campo, da floresta e das cidades em uma grande mobilização em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. O nome "Marcha das Margaridas" é uma homenagem a Margarida Maria Alves, líder sindical brasileira assassinada em 1983 por lutar pelos direitos trabalhistas no campo.

A primeira edição da Marcha das Margaridas aconteceu em 2000, em Brasília, e desde então tornou-se um evento bienal que reúne milhares de mulheres de todo o país. A marcha é organizada por diversas organizações, como a CONTAG- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, a CUT - Central Única dos Trabalhadores e a Marcha Mundial das Mulheres.

A Marcha das Margaridas é um importante espaço de luta e visibilidade para as mulheres trabalhadoras rurais, que enfrentam diversas formas de discriminação e desigualdade. As margaridas representam as diferentes vozes e demandas dessas mulheres, que enfrentam desafios como a falta de acesso à terra, ao crédito, à educação, à saúde, à moradia digna e a condições de trabalho justas.

Durante a marcha, as mulheres trazem suas pautas e reivindicações, levantando bandeiras como o combate à violência de gênero, a defesa dos direitos reprodutivos, a valorização do trabalho das mulheres no campo, a garantia de políticas públicas específicas para as trabalhadoras rurais, a preservação do meio ambiente e a participação política das mulheres.

Além das manifestações de rua, a Marcha das Margaridas também promove debates, oficinas e outras atividades que fortalecem a organização e a capacitação das mulheres envolvidas. O evento busca criar espaços de diálogo e troca de experiências, fortalecendo a união entre as mulheres do campo e da cidade em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Marcha das Margaridas é uma importante ferramenta de mobilização e empoderamento feminino, que tem como objetivo principal influenciar políticas públicas e conquistar avanços concretos na garantia dos direitos das mulheres trabalhadoras rurais. Através dessa manifestação coletiva, as margaridas deixam claro que estão unidas e dispostas a lutar por uma sociedade mais inclusiva, igualitária e livre de violências de gênero.

Jorgiana Paulo Lozano

Jorgiana Paulo Lozano

Advogada do escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados. Bacharela em Direito pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Direito do Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito. Especializanda em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca