MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A importância de uniformizar a interpretação e aplicação do IBS e da CBS

A importância de uniformizar a interpretação e aplicação do IBS e da CBS

Entendimentos divergentes a respeito de legislações idênticas trariam ainda mais insegurança jurídica e disputas tributárias, o que seria um contrassenso ao próprio espírito da reforma tributária do consumo em discussão no Congresso Nacional.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Atualizado às 08:03

A PEC 45, que discute a reforma tributária do consumo, está em análise no Senado Federal após a sua aprovação pela Câmara dos Deputados no mês de julho de 2023.

Muito embora alguns pontos do texto aprovado tenham gerado debate, gostaríamos de discutir um deles em especial: a importância da uniformização da interpretação e aplicação da legislação do IBS e da CBS.

Atualmente, todas as discussões relativas ao IPI, ao PIS e à Cofins, tributos federais que incidem sobre o consumo, são decididas no âmbito administrativo pelo Carf, que, inclusive, possui súmulas vinculantes que devem guiar a interpretação das normas tributárias federais pela Administração Pública.

De forma semelhante, em relação ao ICMS ou ao ISS, estados e municípios possuem os seus conselhos administrativos que também analisam autuações e interpretações das legislações estaduais e municipais, assim, criando precedentes e súmulas que são de observância obrigatória pela Administração Pública.

O novo modelo de tributação do consumo proposto pela PEC 45 prevê a substituição dos tributos IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS por um Imposto sobre Valor Agregado - IVA dual a partir da instituição do Imposto sobre Bens e Serviços - IBS, a ser cobrado por Estados e Municípios, e da Contribuição sobre Bens e Serviços - CBS, que será instituída pela União Federal.

O IBS terá as suas principais características previstas no texto constitucional, sendo o que o artigo 195, parágrafo 15, proposto para a Constituição Federal - CF, estabelecerá que essas características que fazem do IBS um verdadeiro IVA também se aplicam à CBS.

Em outras palavras, IBS e CBS serão tributos praticamente idênticos, com a mesma materialidade, hipóteses de alíquotas reduzidas ou zeradas, regimes tributários específicos, sistemática de não cumulatividade e neutralidade tributária.

Além disso, o texto em discussão no Senado ainda prevê que será criado por meio de lei complementar o Conselho Federativo do IBS que, entre outras competências administrativas, deverá uniformizar a interpretação e a aplicação da legislação do imposto, que serão vinculantes para todos os entes que o integram.

Por outro lado, o texto é silente em relação à uniformização da interpretação e aplicação da legislação da CBS que, como já mencionado, será praticamente idêntica à legislação do IBS.

Apesar de a PEC 45 possuir dispositivo que estabelece que conflitos entre entes federativos ou entre estes e o Conselho Federativo do IBS deverão ser analisados pelo Superior Tribunal de Justiça na esfera judicial, não há, no texto aprovado, mecanismo para a uniformização da interpretação e aplicação da legislação da CBS e do IBS no âmbito administrativo.

Assim, surgem dúvidas sobre como será a interpretação e aplicação da legislação da CBS, ou seja, se será feita pelo Carf, que é o órgão da Receita Federal do Brasil com tal competência para os tributos federais atuais, pelo próprio Conselho Federativo do IBS ou por algum outro mecanismo a ser proposto por lei complementar.

A resposta à pergunta acima não está no texto da PEC 45, muito provavelmente, porque o projeto de reforma da tributação do consumo no Brasil surgiu com o ideal de criação de um único IVA que teria no Conselho Federativo do IBS o órgão com competência para interpretação e uniformização da sua legislação.

No entanto, com o ajuste do projeto original para um sistema de IVA dual, que resultou na criação da CBS, é de extrema importância que seja prevista essa competência, seja ela do próprio Conselho Federativo, de um órgão único para uniformização da interpretação dada pelo Conselho Federativo e pelo Carf às legislações do IBS e da CBS, seja por meio de outro mecanismo a ser previsto por lei complementar.

Isso, porque, sendo o IBS e a CBS tributos praticamente idênticos, com a mesma materialidade, hipóteses de alíquotas reduzidas ou zeradas, regimes tributários específicos, sistemática de não cumulatividade e neutralidade tributária, é extremamente relevante que seja dada a mesma interpretação às regras aplicáveis aos dois tributos.

Entendimentos divergentes a respeito de legislações idênticas trariam ainda mais insegurança jurídica e disputas tributárias, o que seria um contrassenso ao próprio espírito da reforma tributária do consumo em discussão no Congresso Nacional.

________________

*Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.

© 2023. Direitos Autorais reservados a PINHEIRO NETO ADVOGADOS.

 

Luiz Roberto Peroba Barbosa

VIP Luiz Roberto Peroba Barbosa

Advogado e sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Marco Aurelio Louzinha Betoni

Marco Aurelio Louzinha Betoni

Associado da área tributária do escritório Pinheiro Neto Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca