MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Direito à saúde: o fornecimento de medicamentos

Direito à saúde: o fornecimento de medicamentos

A Constituição Federal estabeleceu o SUS, garantindo saúde a todos. A tutela do direito à vida é fundamental para outros direitos.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Atualizado às 14:57

A CF/88 introduziu o SUS no país, cuja regulamentação ocorreu somente com o advento da leis 8.080/90 e lei 8142/90, tendo como princípios a universalização, equidade e integralidade direcionados a toda população brasileira. 

Atualmente, é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, já que abrange desde o simples atendimento até o transplante de órgãos de forma gratuita. 

Neste sentido, o art. 5º, caput, da Constituição Federal dispõe que "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes."

Em outras palavras, a tutela do direito à vida é que possibilita o exercício pleno dos demais direitos pelos cidadãos brasileiros. 

Entre os direitos protegidos pelo direito à Vida, destaca-se o Direito à Saúde, que está inserido dentro dos direitos sociais, cuja definição se encontra no art. 6º da Constituição:

Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.     

Possibilitar o exercício deste direito de forma integral é dever do Estado, conforme definido em nossa Constituição Federal:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

Nesse contexto, importante mencionar que o "Estado", conforme disposto no art. 196 da Constituição Federal acima, se refere a todos os entes federativos, quais sejam, União, Estado e municípios, que são responsáveis solidariamente pelos cuidados à saúde do cidadão.

Essa responsabilidade está prevista, tanto na própria Constituição Federal, em seu artigo 23, quanto na tese firmada pelo STF ao julgar o RE 855.178 (Tema 793) e no enunciado 60 da II Jornada de Direito da Saúde. Vejamos:

CF, Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;

STF, Tema 793 - Responsabilidade solidária dos entes federados pelo dever de prestar assistência à saúde.

Tese: Os entes da federação, em decorrência da competência comum, são solidariamente responsáveis nas demandas prestacionais na área da saúde, e diante dos critérios constitucionais de descentralização e hierarquização, compete à autoridade judicial direcionar o cumprimento conforme as regras de repartição de competências e determinar o ressarcimento a quem suportou o ônus financeiro.

Enunciado 60 da II Jornada de Direito da Saúde. Saúde Pública - A responsabilidade solidária dos entes da Federação não impede que o juízo, ao deferir medida liminar ou definitiva, direcione inicialmente o seu cumprimento a um determinado ente, conforme as regras administrativas de repartição de competências, sem prejuízo do redirecionamento em caso de descumprimento.

Em outras palavras, é responsabilidade da União, dos Estados e dos municípios garantir uma vida digna em todos os aspectos do seu exercício.

E, sob o manto do exercício do direito à saúde, há previsão acerca da assistência farmacêutica a ser fornecida pelo SUS:

Lei 8080/90, Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do SUS:

I - a execução de ações:

d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

Observando regionalmente, especificamente no Estado de São Paulo, a sua Constituição Estadual  deixa claro que compete ao SUS a distribuição de medicamentos:

Art. 219 - A saúde é direito de todos e dever do Estado.

Parágrafo único - Os Poderes Públicos Estadual e Municipal garantirão o direito à saúde mediante:

  1. políticas sociais, econômicas e ambientais que visem ao bem-estar físico, mental e social do indivíduo e da coletividade e à redução do risco de doenças e outros agravos;
  2. acesso universal e igualitário às ações e ao serviço de saúde, em todos os níveis;
  3. direito à obtenção de informações e esclarecimentos de interesse da saúde individual e coletiva, assim como as atividades desenvolvidas pelo sistema;
  4. atendimento integral do indivíduo, abrangendo a promoção, preservação e recuperação de sua saúde.

Art. 223 - Compete ao sistema único de saúde, nos termos da lei, além de outras atribuições:

I - a assistência integral à saúde, respeitadas as necessidades específicas de todos os segmentos da população;

V - a organização, fiscalização e controle da produção e distribuição dos componentes farmacêuticos básicos, medicamentos, produtos químicos, biotecnológicos, imunobiológicos, hemoderivados e outros de interesse para a saúde, facilitando à população o acesso a eles;

Assim, além dos medicamentos disponíveis à população pelo SUS, há casos em que o paciente necessita de medicação que não está incorporada nos atos normativos do SUS. 

Por este motivo, o C. STJ firmou entendimento sob o Tema 106 do STJ, dispondo os requisitos cumulativos para a sua concessão:

  1. Comprovação, por meio de laudo médico fundamentado e circunstanciado expedido por médico que assiste o paciente, da imprescindibilidade ou necessidade do medicamento, assim como da ineficácia, para o tratamento da moléstia, dos fármacos fornecidos pelo SUS;
  2. incapacidade financeira de arcar com o custo do medicamento prescrito;
  3. existência de registro do medicamento na ANVISA, observados os usos autorizados pela agência.

Isto é, tendo a parte comprovado, por meio de laudo médico fundamentado a imprescindibilidade do medicamento, incapacidade financeira e a existência de registro do medicamento na ANVISA, é plenamente possível a concessão da medicação pelo Poder Público. 

Além do mais, importante destacar que outras discussões sobre o Direito à Saúde foram objetos de repercussão geral perante o STF, tendo originado as seguintes teses:

Tema 6 - Dever do Estado de fornecer medicamento de alto custo a portador de doença grave que não possui condições financeiras para comprá-lo.

Tema 1161 - Dever do Estado de fornecer medicamento que, embora não possua registro na Anvisa, tem a sua importação autorizada pela agência de vigilância sanitária.

Portanto, o direito à saúde no Brasil é um direito fundamental em constante evolução, com avanços e desafios, podendo-se dizer que está entre os melhores Sistema de Saúde do mundo, já que disponibiliza à população um programa completo ao atendimento à saúde de forma gratuita. Sendo assim, a compreensão de seus princípios e mecanismos é essencial para a defesa desse direito e para a construção de um sistema de saúde mais justo e eficaz para todos.

Alonso Santos Alvares

VIP Alonso Santos Alvares

O advogado é sócio da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial, Civil, Trabalhista e Tributário.

Juliana Puglia Ogata

Juliana Puglia Ogata

Advogada especialista em Direito Empresarial, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca