Os esclarecimentos ao edital e a vinculação da administração às suas próprias respostas
A jurisprudência reforça a obrigatoriedade de observar as regras divulgadas no certame, protegendo a segurança jurídica e a confiança dos participantes nas licitações.
segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Atualizado às 15:21
Toda licitação parte de uma premissa simples: os interessados só conseguem formular propostas sérias se souberem, de antemão, quais regras serão aplicadas. É dessa premissa que decorre o princípio da vinculação ao edital, segundo o qual tanto a Administração quanto os licitantes ficam obrigados a observar as condições fixadas no instrumento convocatório.
Entretanto, é inegável que nenhum edital está imune a dúvidas. Por mais cuidadosa que seja a redação, é comum que uma cláusula admita mais de uma leitura. Justamente para resolver esse tipo de situação é que a legislação prevê os pedidos de esclarecimento, apresentados pelos pretensos licitantes e respondidos pela autoridade realizando o certame.
Ocorre que, respondido o pedido, surge a questão sobre o alcance dessa resposta, isto é, se ela vincula o certame da mesma forma que o próprio edital. Como se verá, a doutrina e a jurisprudência respondem afirmativamente a essa pergunta há décadas.
O princípio da vinculação ao edital
A vinculação ao instrumento convocatório decorre dos princípios constitucionais da isonomia, da legalidade e da impessoalidade (art. 37, caput e inciso XXI, da Constituição Federal). A respeito, o art. 41 da lei 8.666/1993 dispunha que “a Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada”, e a lei 14.133/21 manteve a vinculação ao edital entre os princípios listados em seu art. 5º.
Hely Lopes Meirelles resumia o princípio ao afirmar que “o edital é a lei interna da licitação, e, como tal, vincula aos seus termos tanto os licitantes como a Administração que o expediu”1. Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por sua vez, explica a razão de ser da regra: os interessados apresentam suas propostas com base nas condições previamente estabelecidas, de modo que, “se for aceita proposta ou celebrado contrato com desrespeito às condições previamente estabelecidas, burlados estarão os princípios da licitação, em especial o da igualdade entre os licitantes”2.
Isto é, o edital é o ponto de partida de todas as decisões dos interessados: se vale a pena participar, quanto ofertar e quais riscos assumir. Por óbvio, alterar as regras depois de tomadas essas decisões prejudica quem confiou no que estava escrito e beneficia quem apostou em sua flexibilização, em direta violação à segurança jurídica e à legítima confiança.
O STJ reafirmou recentemente esse entendimento, ao assentar que o princípio “impede que a Administração altere critérios de julgamento ou condições de habilitação após a publicação”, “estando, assim, diretamente ligado à segurança jurídica, isonomia e impessoalidade”3.
Os esclarecimentos integram o edital
Para resolver as dúvidas sobre o instrumento convocatório antes da apresentação das propostas, a legislação prevê o pedido de esclarecimento (art. 40, inciso VIII, da lei 8.666/1993 e art. 164 da lei 14.133/21). Qualquer interessado pode formulá-lo, e a resposta deve ser divulgada em sítio eletrônico oficial, justamente para que chegue a todos os potenciais licitantes.
Com efeito, ao responder ao pedido, a Administração define publicamente o sentido de uma cláusula que admitia mais de uma interpretação. Quem elaborou a regra informa ao mercado como ela deve ser compreendida, e os interessados passam a formular suas propostas com base nessa leitura.
Por isso, Marçal Justen Filho afirma que “a resposta formulada administrativamente apresenta cunho vinculante para todos os envolvidos”4, de modo que o princípio da vinculação ao edital não pode ser invocado para afastar a eficácia do esclarecimento. Se a cláusula admitia duas leituras e a Administração escolheu uma delas, ela passa a estar vinculada a essa escolha.
A jurisprudência do STJ segue o mesmo caminho há mais de vinte anos. Em 1999, a segunda turma decidiu que “a resposta de consulta a respeito de cláusula de edital de concorrência pública é vinculante; desde que a regra assim explicitada tenha sido comunicada a todos os interessados, ela adere ao edital”5. Em 2007, ao julgar mandado de segurança relativo à licitação das obras de transposição do Rio São Francisco, a primeira seção considerou ilegal a inabilitação de licitante com base em critério diferente daquele fixado pela comissão de licitação em resposta a esclarecimento6. Mais recentemente, a primeira turma voltou a afirmar que, “assim como as cláusulas editalícias, tais esclarecimentos possuem caráter vinculante e devem ser respeitados pela Administração”7.
Esse entendimento também encontra amparo na LINDB - lei de introdução às normas do direito brasileiro. Desde a lei 13.655/18, o art. 30 da LINDB impõe às autoridades públicas o dever de atuar para aumentar a segurança jurídica, “inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas”, instrumentos que, nos termos do seu parágrafo único, “terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão”. O esclarecimento ao edital é, em essência, uma resposta a consulta formulada pelos interessados, razão pela qual se submete à mesma lógica.
Os limites para a mudança de interpretação
Nada disso impede que a Administração mude de entendimento ou de política regulatória. É possível que, com o tempo, ela conclua que a regra originalmente fixada se mostrou inadequada ou excessivamente rígida. O que não se admite é que a nova interpretação seja aplicada a situações constituídas sob a regra anterior. No precedente da Primeira Seção mencionado acima, o STJ registrou que a Administração pode alterar as condições do certame, desde que dê publicidade ao ato e reabra prazo aos interessados, mas que “o que não é possível é ignorar as regras por ela mesma impostas”8.
A legislação é expressa nesse sentido. A lei 9.784/1999 veda a “aplicação retroativa de nova interpretação” (art. 2º, parágrafo único, inciso XIII), e o art. 24 da LINDB impede que, “com base em mudança posterior de orientação geral, se declarem inválidas situações plenamente constituídas”. A mesma lógica vale para a hipótese inversa: a nova orientação tampouco pode beneficiar, de forma retroativa, quem não atendia à regra vigente à época do certame.
A questão ganha especial relevância nas licitações de outorgas e concessões, em que as obrigações assumidas pelos vencedores se estendem por anos e as condições do edital continuam a produzir efeitos muito depois da adjudicação, como ocorre com cláusulas que restringem a transferência da outorga ou exigem o cumprimento de compromissos de investimento. Nesses casos, o esclarecimento funciona como referência segura para todos os envolvidos, inclusive para a própria Administração.
O argumento da deferência técnica ao posicionamento especializado das Agências Reguladoras também não altera essa conclusão. A competência dos órgãos reguladores para interpretar e aplicar a regulação setorial não os autoriza a atribuir à cláusula do edital sentido oposto àquele que eles próprios comunicaram aos licitantes. Nesse cenário, cabe ao Poder Judiciário verificar se a Administração respeitou as regras que ela mesma estabeleceu, sem qualquer ingerência sobre o mérito técnico da regulação.
A recente ratificação do entendimento pelo TRF da 1ª região
Esses fundamentos foram recentemente aplicados pela 5ª turma do TRF da 1ª região.9 No caso, discutia-se a transferência de autorizações de uso de radiofrequências obtidas em leilão cujo edital condicionava a transferência ao “cumprimento integral” dos compromissos assumidos. Durante o certame, ao responder a pedido de esclarecimento, a Agência Reguladora confirmou essa leitura e afastou expressamente a possibilidade de transferência mediante assunção das obrigações pela empresa adquirente. Anos depois, a mesma Agência passou a admitir a transferência com o cumprimento apenas das obrigações já vencidas.
Ao julgar a controvérsia, o colegiado entendeu que essa nova interpretação alterou o sentido atribuído à regra durante o procedimento licitatório e manteve a suspensão dos atos de transferência. Assentou-se que as condições estabelecidas pela Administração e os esclarecimentos oficialmente prestados durante o certame integram o conjunto de regras a partir do qual os interessados formulam suas estratégias e propostas, e que a consulta administrativa existe justamente para conferir segurança jurídica e boa-fé às relações entre o Poder Público e os particulares, de modo que uma manifestação posterior não pode flexibilizar o que foi respondido anteriormente.
Conclusão
Os esclarecimentos prestados pela Administração durante a licitação integram o edital e vinculam todos os envolvidos, inclusive o próprio órgão que os prestou. Esse entendimento, consolidado na doutrina e na jurisprudência do STJ e reforçado pelo art. 30 da LINDB, garante que os licitantes possam confiar nas respostas oficialmente divulgadas para formular suas propostas.
Afinal, permitir que a Administração pudesse abandonar, depois de encerrado o certame, a interpretação que ela própria tornou pública esvaziaria o instituto dos esclarecimentos e comprometeria a segurança jurídica das licitações, vulnerando por completo a confiança que os particulares legitimamente depositaram no Poder Público.
_____
1. Hely Lopes Meirelles. Direito Administrativo Brasileiro. 45ª edição. São Paulo: Editora JusPodivm, 2025, p. 284.
2. Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Direito Administrativo. 39ª Edição. Rio de Janeiro: Forense, 2026, p. 385.
3. RMS nº 78.003/BA. Rel. Min. Teodoro Silva Santos, Segunda Turma. DJEN 17.3.2026.
4. Marçal Justen Filho. Comentários à Lei de Licitações e Contratações Administrativas. 3ª Edição. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2025, p. 1799.
5. REsp nº 198.665/RJ. Rel. Min. Ari Pargendler, Segunda Turma. DJ 3.5.1999.
6. MS nº 13.005/DF. Rel. Min. Denise Arruda, Primeira Seção. DJe 17.11.2008.
7. RMS nº 62.150/SC. Rel. Min. Sérgio Kukina, Primeira Turma. DJe 21.6.2021.
8. MS nº 13.005/DF. Rel. Min. Denise Arruda, Primeira Seção. DJe 17.11.2008.
9. Agravos de Instrumento nºs 1015740-05.2026.4.01.0000 e 1015792-98.2026.4.01.0000, julgados em conjunto em 16.9.2026 (acórdão pendente de publicação).
Mateus Pontalti
Advogado, Ex-Juiz Federal (2016-2025), ex-Procurador da Fazenda Nacional (2013-2016) e ex-Presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região.
Rafael Cardoso Vacanti
Consultor no escritório Feitosa Rodrigues Pontalti Advocacia. Advogado e Procurador-Chefe do Núcleo de Licitações da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Lorenzo de Luca Mainardes
Sócio no escritório Feitosa Rodrigues Pontalti Advocacia. Advogado, Graduado e Mestrando em Direito Regulatório pela UnB.


