dr. Pintassilgo

Uberaba

Uberaba tem sua origem na ocupação do Triângulo Mineiro, que ficou sob a jurisdição de Goiás até 1816.

Em 1810, Major Eustáquio liderou uma Bandeira até o Rio da Prata, passando por terras de Uberaba.

Outra expedição chefiada por José Francisco Azevedo, atingiu a cabeceira do Ribeirão Lageado, fundando o Arraial da Capelinha, aproximadamente a 15 km do Rio Uberaba. Entretanto este local não se desenvolveu por falta de água e terras férteis. Consequentente, o Regente dos Sertões comanda outra Bandeira com 30 homens e procura novas terras para se estabelecerem. Atingem o Rio Uberaba e fixam-se na margem esquerda do Córrego das Lages, onde foi edificada a Chácara da Boa Vista (hoje Fazenda Experimental da Epamig).

Junto com Major Eustáquio vieram fazendeiros e aventureiros que passaram a produzir e comercializar com as caravanas que ligavam Goiás a São Paulo. Algum tempo depois, Major Eustáquio construiu sua residência na Praça Rui Barbosa (atual Hotel Chaves).

Os moradores logo ergueram uma Capela tendo como oragos Santo Antônio e São Sebastião, benzida em 1818 pelo padre Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, do Desemboque. Assim foi estabelecido o reconhecimento do povoado pela Igreja. Esta instituição representava prestígios decisórios junto aos governos. Visto que em 2 de março de 1820, o rei D. João VI decreta a elevação de Uberaba à condição de Freguesia.

Uberaba foi crescendo e as terras foram ocupadas formando-se extensas propriedades devido o baixo valor da terra e isenção de impostos sobre elas. Em pouco tempo reuniu-se seleta população de agricultores, pecuaristas e comerciantes e outras profissões, fato que viabilizou o Governo Provincial de Minas Gerais a criar o Município de Santo Antônio de Uberaba em 1836.

A importância regional da Vila de Santo Antônio de Uberaba era próspera que ela mereceu o título de Cidade em 1856, tornando-se um importante centro comercial que se acentuou com a inauguração da Estrada de Ferro em 1889, que foi um acontecimento facilitador da imigração européia para a cidade e do desenvolvimento da pecuária zebuína.

No século XX, a cidade demonstra um crescimento da agricultura, da pecuária, da indústria e do comércio, atendendo as demandas nos aspectos econômicos, culturais e de serviços essenciais à população.

Hoje Uberaba representa um centro comercial dinâmico, uma agricultura produtiva, um parque industrial diversificado e uma planejada estrutura urbana. Dada a importância histórica de 02/03/1820, quando a cidade foi elevada à Frequesia, o Município instituiu oficialmente como a data que se comemora o aniversário de Uberaba.

Texto: Marta Zednik de Casanova, historiadora e coordenadora de Pesquisa do Arquivo Público de Uberaba

Hino de Uberaba

 

Da jornada de fé, corajosa

De bandeiras por todo o Brasil,

Tu surgiste, Uberaba formosa,

Na campina, sob um céu de anil.

 

És Uberaba, o formoso

E mais rico florão,

Desde nosso sertão

Valoroso.

Oh! Grande terra gentil,

Um torrão sem igual,

No Planalto Central

Do Brasil

 

Não transiges com teu inimigo,

Mas acolhes, gentil, em teu colo,

Os que vêm ao trabalho, contigo,

Procurando elevar o teu solo.

 

És Uberaba, o formoso

E mais rico florão,

Desde nosso sertão valoroso.

Oh! Grande terra gentil,

Um torrão sem igual,

No Planalto Central

Do Brasil tuas matas, teus campos, teu montes,

De riquezas sem par, peregrinas,

Construíram, entre teus horizontes,

A mais bela das jóias mais finas!

 

És, Uberaba, o formoso

E mais rico florão,

Desde nosso sertão valoroso.

Oh! Grande terra gentil,

Um torrão sem igual,

No Planalto Central do Brasil.

 

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50