dr. Pintassilgo

Uberaba

População

 

Na década de 50, a população de Uberaba era de 69.434 habitantes.

 

Principais atividades econômicas

 

O rebanho bovino era o maior fator de riqueza do município, tanto por sua expressão numérica como pelo seu alto valor qualitativo.

Uberaba era o município pioneira na expansão da pecuária nacional, devendo-se aos seus criadores a introdução do gado indiano, diretamente importado por eles da Índia.

A criação de suínos era também força preponderante na economia do município, sendo o rebanho um dos maiores de Minas Gerais.

O parque industrial do município contava com uma fábrica de cimento, uma de tecido de algodão, várias fábricas de calçados e selarias, além da indústria de tranformação agrícola, com grande produção de açúcar de engenho, álcool, aguardente e beneficiamento de arroz e cereais.

 

Comércio e bancos

 

Uberaba contava com 125 estabelecimentos comerciais atacadistas e com 957 varejistas, dos quais 947 localizados na cidade. Dispunha também de 8 agêncas bancárias e uma matriz de Banco.

 

Meios de transporte

 

O território municipal era cortado por 306 quilômetros de estradas de rodagem e era servido pelas Estradas de Ferro Rede Mineira de Viação e Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Além disso, Uberaba contava com um aeroporto.

Em 1955, encontravam-se registrados no órgão de competência 684 automóveis, 437 camionetes, 532 caminhões e 66 ônibus.

 

Fotos de época

 

Trecho da Av. L. Oliveira

 

Senai de Uberaba

 

Praça Rui Barbosa

 

Igreja Matriz de S. Domingos

 

Associação Cultural e Esportiva do município

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50