dr. Pintassilgo

Votuporanga

Denominações anteriores: Marinheiro de Clima.

Fundadores: Os irmãos Mariano e Sebastião Braga.

Data da Fundação: Ano de 1911.



A origem do município de Votuporanga esta ligada ao retalhamento, em lotes, da imensa gleba de terras da Fazenda Marinheiro de Cima, que pertence ao Sr. Francisco Schimdt e posteriormente à firma Theodor Wille & Cia. Ltda. Engendrou e pôs em prática esse loteamento o procurador geral da referida firma, Sr. Carlos Helwig, que, aliado ao eng.° Guilherme Von Trumbach, fundou a Companhia Retalhadora de Terás. Os lotes foram sendo vendidos a prestações suaves e longas, o que exigia, o par de enorme capital, a construção das estradas de rodagem e outras edificações, de que se incubiu a própria Companhia. Vendo-se na iminência de um “déficit” orçamentário, o eng.° Guilherme Von Trumbach idealizou a fundação de um patrimônio.

Assim nasceu Votuporanga, numa área de 12 mil alqueires paulistas situada na zona chamada Marinheiro de Cima, distrito de Vila Monteiro, município de Tanabi, comarca de Monte Aprazível. No dia 14 de março de 1937, os Srs. Demétrio Acácio de Lima, Sebastião Braga, Pascoal Albanese e os engenheiros Von Trumbach e Otávio Rittel escolheram o contraforte do espigão “Viradouro”, por ali localizarem a sede do patrimônio. Esse local, de elevada altitude e clima salubre, está situado a dois quilômetros, aproximadamente da barra dos córregos Queixadas e Marinheiro e cerca de 30 km da sede do distrito de Cosmorama. Do primeiro ponto ferroviário, então Mirassol, distava 84 km. Veio, então, à baila a escolha do nome do patrimônio que ficou a cargo dos Srs. Sebastião Almeida e Pascoal Albanese, aquele, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e este agente vendedor das referidas terras, ambos residentes naquele tempo na cidade de Tanabi.

Diversos foram os nomes lembrados e sugeridos por ambos, dentro da terminologia. Afinal, optaram por “Votuporanga”, não só porque como tal era antigamente conhecida a fazenda, como porque o local escolhido se coadunava perfeitamente, por sua natureza com o sentido que em linguagem silvícola exprime: VOTU – “ar”, “brisa”; PORANGA – “belo”, “bonito”, “bom”. Daí: bons ares, brisa agradável, brisa suave. Em seguida, tratou-se da divisão e enquadramento de uma área de 30 alqueires paulista, retalhada em praças e lotes para a venda. A 8 de agosto de 1937 era o patrimônio inaugurado. Uma das praças (cuja área territorial foi doada pela firma a Cúria Diocesana) a igreja sob a invocação e patrocínio de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Como contribuição à edificação da mesma Igreja, foram sorteadas três datas de terras entre amigos e o resultado financeiro revertido em benefício em benefício das obras já em andamento. A inauguração do patrimônio foi bastante festiva tendo o Padre Isidora Cordeiro Paranhos, Vigário de vila Monteiro, procedido à bênção do cruzeiro de madeira que foi levantado no local, onde hoje é a Matriz. Em 1940 o Governo, pelo Decreto n.° 1 054, de 24 de abril, fez de Votuporanga segunda zona distrital de vila Monteiro. Por força do Decreto-lei federal n.° 5 901, de outubro de 1943, foi criado o distrito de paz, elevado a município e sede de comarca pelo decreto-lei estadual n.° 14 334, de 30 de novembro de 1944. O primeiro Prefeito Municipal foi empossado na instalação do município, a 1° de janeiro de 1945, e era o Sr. Francisco de Vilar Horta. A 13 de junho de 1945 instalou-se a comarca de Votuporanga, tenha sido o seu primeiro Juiz de Direito o Dr. Nelson Fernando Leite. Estava assegurado o progresso crescente da localidade, que em vão a seca e outras contrárias tentaram impedir em certa época.
_____________

  • Origem do nome

Tupi-Guarany, que quer dizer: Bom Clima.
_____________

  • Personagens

Dênis Casemiro

Militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), nascido em 9 de dezembro de 1942, na cidade de Votuporanga (SP), esteve na lista dos desaparecidos políticos até 13 de agosto de 1991. Trabalhador rural, desenvolvia trabalho político próximo a Imperatriz, Maranhão, onde cuidava de um sítio. Localizado e preso pelo delegado Sérgio Fleury, em fins de abril de 1971, foi trazido para o Dops/SP, sendo torturado por quase um mês. Fuzilado pelo próprio Fleury em 18 de maio de 1971. Enterrado secretamente com os dados pessoais alterados como meio de dificultar sua identificação. No livro de registro de sepultamento do Cemitério Dom Bosco, Casemiro teria 40 anos e demais dados ignorados. Na realidade estava com 28 anos e todos os seus dados constavam do atestado de óbito. Os restos mortais encontravam-se na vala comum de Perus. Depois de identificados pela Unicamp, em 13 de agosto de 1991, foram enterrados em Votuporanga.
_______________

  • Locais históricos

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Em estilo gótico, com duas torres, carrilhão, púlpito e altar em mármore carrara.

Estação ferroviária



Depois de estudos que tinham como opção a passagem da linha da E. F. Araraquara por Neves Paulista e Monte Aprazível, mais ao sul, ou por Tanabi e Alvares Florence, mais ao norte, a ferrovia acabou passando pelo meio dos dois espigões, atingindo Votuporanga em 1944. A estação foi inaugurada em dezembro de 1944, segundo o relatório da EFA, ou em 5/5/1945, segundo José Carlos Rossato. A cidade, que já tinha mais de cinco anos nessa época, foi beneficiada, pois a linha ali ficou parada por quatro anos, quando em 1949 foi aberta a estação seguinte (Valentim Gentil). Com isso, vinha muita gente e também carga de toda a região para ali pousar e embarcar, o que facilitou um rápido crescimento da cidade. Em abril de 1958, a linha de bitola larga atingiu a cidade, tornando a viagem para São Paulo menos demorada. Nessa época, era feita a troca de composições na cidade, pois a bitola métrica ainda permaneceu além de Votuporanga por alguns anos. A estação fica muito longe do centro da cidade, e hoje em dia a praça à sua frente serve para manobras de auto-escola. Desativado como estação, o prédio está todo fechado e servindo à Prefeitura. Do outro lado da linha existe uma antiga e bela vila ferroviária.



Histórico da linha
: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
_____________

  • Curiosidades

Hino

Votuporanga recanto florido

Com verdes campos e jardins naturais

Tu és cidade moderna e risonha

Tu és progresso sempre a brilhar

Nós te exaltamos Votuporanga

Porque és braço forte de São Paulo e do Brasil

Exemplo de trabalho para a nação

Conquistas lugar em nossos corações

Letra - Cap. Res. PM Manoel Riberito de Lima Irmão

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50