Terça-feira, 12 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.672

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019 - Migalhas nº 4.672.
Fechamento às 10h26.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:

  • Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos

Clique aqui


"A Amazônia selvagem sempre teve o dom de impressionar a civilização distante."

Euclides da Cunha

Antes tarde...

Ministério do Meio Ambiente publicou portaria que autoriza o Prevfogo - Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais a contratar brigadas Federais por todo o país. (Clique aqui)

#ActForTheAmazon

A crise de queimadas na Amazônia gerou enorme repercussão internacional. Ao longo da semana, hashtags como "ActForTheAmazon" estão entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter. O presidente francês, Emmanuel Macron, catalogou o problema como "crise internacional" e decidiu incluir o tema na agenda do G7 deste fim de semana. (Clique aqui)

Congresso

Rodrigo Maia anunciou ontem a criação de comissão externa para monitorar queimadas que atingem a Amazônia. Maia também informou que vai criar uma comissão geral para propor soluções ao governo. (Clique aqui)

Questão constitucional

Presidente do STJ, João Otávio de Noronha declarou que é dever do Brasil preservar a Amazônia, não apenas pelo país, mas porque o Meio Ambiente é assunto que transcende os países. O ministro destacou a responsabilidade constitucional do Estado e das pessoas em relação à defesa do patrimônio natural. (Clique aqui)

Evento imperdível - Liberdade Econômica

O PL de conversão da MP da liberdade econômica deve ser sancionado nos próximos dias. Diante das mudanças e novidades propostas, Migalhas realiza o evento "Liberdade Econômica e seus impactos empresariais", no dia 17 de setembro, em SP. Inscreva-se já para inteirar-se do tema. (Clique aqui)

STF – Redução salarial

STF tem maioria para impedir redução de salários de servidores prevista na LRF. Ministro Toffoli suspendeu o julgamento para aguardar o voto do ministro Celso de Mello, tendo em vista que não foi alcançada a maioria necessária à declaração de inconstitucionalidade das regras questionadas. (Clique aqui)

VazaJato – Compartilhamento de informações

Ministro Gilmar Mendes autoriza compartilhamento de informações com TCU em processo sobre investigações contra Glenn Greenwald. (Clique aqui)

VazaJato – Dúvidas

Em entrevista à TV Migalhas, Gilson Dipp, ministro aposentado do STJ, ao comentar os vazamentos da Lava Jato: "O conteúdo não foi desmentido por nenhum dos atores e consequentemente gera, sim, uma dúvida." (Clique aqui)

What´s going on?

Um grupo de congressistas do Partido Democrata dos EUA enviou carta ao procurador-Geral William P. Barr, na qual relata preocupação com o envolvimento do Departamento de Justiça ianque nos processos da Lava Jato. Considerando as notícias dos vazamentos da Lava Jato, os signatários perguntam, entre outras questões, se os agentes do Departamento de Justiça americano estavam cientes das "ações conluiadas" do então juiz Moro e os procuradores da Lava Jato "ou de qualquer conduta antiética" deles. (Clique aqui)

Pacote anticrime

Em parecer elaborado por comissão da AASP, integrada por criminalistas e coordenada pelo ex-presidente Antônio Claudio Mariz de Oliveira, a Associação aponta inconstitucionalidades no texto do projeto anticrime do ministério da Justiça. O documento será entregue hoje a Rodrigo Maia. (Clique aqui)

Previdência

Advogado pode protocolar no INSS mais de um benefício previdenciário por atendimento. Decisão é da 5ª turma do TRF 1ª região. (Clique aqui)

Família - Proteção constitucional

Servidora pública consegue horário especial de trabalho, sem compensação de horas e sem redução salarial, para que possa cuidar de dois filhos autistas. Para a 2ª turma do TRF da 1ª região, exigir a compensação de horário violaria proteção constitucional concedida à família e à pessoa com deficiência. (Clique aqui)

Don´t cry, daddy… Daddy, please don´t cry

Justiça de MG garantiu a um pai indenização por ter sofrido restrições do hospital para acompanhar a mulher durante o nascimento de seu primeiro filho, bem como ter sido impedido de registrar imagens do momento. (Clique aqui)

Sigilo

MPT não tem de informar nome de denunciante a empresa denunciada por irregularidades. Decisão é da 2ª turma do TST, para a qual a manutenção pelo MPT do sigilo dos dados do inquérito, entre eles a identidade do denunciante, não foi abusiva nem violou direito líquido e certo da empresa. (Clique aqui)

Combate à corrupção

A 4ª edição do "Simpósio Nacional de Combate à Corrupção" acontece em Salvador, com o tema "Novos rumos no combate à corrupção e à criminalidade organizada: o Brasil pós Operação Lava Jato e a experiência italiana". O evento reúne delegados da PF, especialistas em segurança, magistrados e membros do governo da Itália. Migalhas está presente na capital baiana para acompanhar os debates. Confira entrevistas exclusivas na TV Migalhas:

Gebran Neto, do TRF-4, avalia que "lei de licitações não foi eficaz ao ponto de evitar prática de ilícitos". (Clique aqui)

Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini fala sobre a cooperação entre os países no combate ao crime organizado. (Clique aqui)

Wagner Rosário, da CGU, acerca da atuação nos acordos de leniência: "A portaria 4/19 amarra o papel de cada um [AGU e CGU]". (Clique aqui)

Sobre as varas especializadas em lavagem, ministro aposentado Gilson Dipp conclui: "Maior capital político do Judiciário." (Clique aqui)

Do "follow the money" para o "follow the pen": o delegado da PF Jorge Pontes trata da investigação do crime institucionalizado. (Clique aqui)

Procurador de Justiça aposentado, Rogério Greco fala do significado da teoria minimalista no combate à corrupção. (Clique aqui)

"A tecnologia tem que trabalhar em favor do processo", diz desembargador Gebran Neto. (Clique aqui)

Delegados da PF debatem combate à corrupção e desafios da profissão. (Clique aqui)

Para Helvio Rebeschini, diretor da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência, alta carga tributária estimula sonegação. (Clique aqui)


Compramos seu precatório!

https://precatorios.migalhas.com.br/


Investimentos Financeiros

Diante de uma variedade de títulos, muitos investidores ainda têm dúvidas sobre qual é o melhor título do Tesouro Direto para se investir. Confira as dicas na coluna de hoje, um oferecimento BTG Pactual digital. (Clique aqui)

Combate à corrupção, acordos e delações

Nesta semana, aconteceu o debate, realizado por Migalhas e jornal Folha de S.Paulo, sobre combate à corrupção, acordos de leniência e delação premiada. Em artigo, Paulo Abe faz uma análise das discussões que giraram em torno do aperfeiçoamento do sistema de acordos de leniência no âmbito da legislação anticorrupção. (Clique aqui)

ISO - LGPD

Possuir a certificação ISO/IEC 27001:2013 significa estar em compliance com a lei geral de proteção de dados pessoais - 13.709/18? E quais as expectativas para a ISO/IEC 27701:2019? Vitor Morais de Andrade e Stella He Jin Kim, do escritório LTSA Advogados, trata das questões. (Clique aqui)

Patentes

Do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, Newton Silveira escreve sobre patentes e as invenções dos professores e pesquisadores da USP. (Clique aqui)

Herança do cônjuge

Antonio Ivo Aidar, do escritório Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados, entende que urge a alteração do texto legal que trata da sucessão, no regime da separação obrigatória de bens. Entenda o porquê. (Clique aqui)

HC - Substitutivo

Há possibilidade do habeas corpus ser substitutivo de recurso? Em artigo, David Metzker, da banca Metzker Advocacia, observa o entendimento do STF acerca do assunto. (Clique aqui)

Perspectivas do Direito Penal

Com o avanço da chamada tecnologia 5G, os riscos decorrentes são imensuráveis. Para os advogados Leonardo Magalhães Avelar e Alexys Campos Lazarou, a própria forma com a qual tal inteligência computacional irá se comportar deve ser de importância para o Direito Penal. (Clique aqui)

Migalhas Edilícias

O advogado Sérgio Eduardo Martinez aborda a eficácia da alienação fiduciária em relação ao bem de família dado em garantia de empréstimo que beneficiou os devedores. (Clique aqui)

Marketing jurídico

Sobre a divulgação de escritórios em redes sociais, o consultor Alexandre Motta, do Grupo Inrise, pondera: use as redes sociais para levar informação de relevância e não seja apenas um replicador de informações, seja a fonte. (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as matérias mais lidas desta semana em Migalhas:

Promotor parte pra cima de advogado de 84 anos durante sustentação; OAB desagrava. (Clique aqui)

Judiciário, governo e INSS assinam acordo para desjudicializar Previdência Social. (Clique aqui)

MercadoLivre não responde por dano a homem que recebeu falso e-mail de confirmação de venda. (Clique aqui)

Bate-boca em espaço de comentários nas redes sociais enseja dano moral. (Clique aqui)

STJ: É válida cláusula de perda total de valores pagos proposta pelo próprio comprador. (Clique aqui)


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


  • Migalhas mundo

Multa

Órgão regulador dos EUA multou o Deutsche Bank em mais de US$ 16 mi por violar leis anticorrupção. (MI – clique aqui)

Lava Jato

No Peru, ex–PGR Pedro Chávarry é processado por tentar remover procuradores designados pelo Congresso para o caso Lava Jato. (LA – clique aqui)


Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:

  • Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos

Empresa que leva o nome do prestigiado professor e mestre em Direito do Trabalho, Ricardo Calcini, é focada em treinamentos "in company" em escritórios de advocacia, empresas e entidades de classes. Especializada na área Trabalhista e de relações sindicais, a empresa se destaca pelo dinamismo dos conteúdos práticos na capacitação de profissionais em equipe. Clique aqui e conheça o novo Fomentador do Migalhas.


Jubileu de ouro

Escritório Pinheiro Neto Advogados comemora 50 anos de atuação no Rio de Janeiro. A banca celebra sua história com patrocínio à mostra Campo, que acontecerá no Parque Lage entre 25 de agosto e 20 de outubro. (Clique aqui)

Nova sócia

Velloza Advogados Associados tem nova sócia na área de Consultoria Tributária: Elisa da Costa Henriques. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. A leitora premiada hoje é Cláudia Roveri. (Clique aqui)

Informe publicitário

Procure o veículo ideal para você! Autoline - seu site de compra e venda de carros. Um serviço Bradesco. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 211 anos, no dia 23 de agosto de 1808, foi criada, por alvará, no Rio de Janeiro, a Real junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação. O órgão foi um tribunal superior de funções judiciais e administrativas, no contexto da transferência da Corte portuguesa para o Brasil. De acordo com esse ato, a instituição deveria tratar dos negócios relativos a comércio, agricultura, fábricas e navegação, visando, sobretudo, o fomento à indústria e ao comércio, através de prêmios, privilégios, isenções e concessões. Com a Independência, o órgão passou a se chamar Imperial Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação. A junta existiu até 1850 quando o Código Criminal do Império entrou em vigor e suas atribuições foram incorporadas pelos tribunais estabelecidos pelo ato. (Compartilhe)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer todos os Apoiadores de Migalhas


Sorteio

A obra "Inovações Legais no Contrato de Trabalho Doméstico" (Instituto Memória - 2ª edição – 318p.), de Luciano Augusto de Toledo Coelho, coordenador pedagógico da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, e Jordane Núbia Limberger, demonstra o caminho a ser trilhado para a adequação às novas realidades pelas quais a sociedade vem passando. (Clique aqui)

Migalhíssimas

A criminalista Michelle Aguiar, do escritório Luchione Advogados, participa hoje de mesa na "3ª Reunião Ordinária da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito", com o tema "Delação Premiada e Seu Necessário Procedimento Criminal", onde serão palestrantes Geraldo Prado, Marcio Barandier e Andre Nascimento. O evento acontece na OAB/RJ e o encerramento se dará com palestras dos ministros Antonio Saldanha Palheiro e Sebastião Reis Junior.

Perlman Vidigal Godoy Advogados promove hoje, em SP, café da manhã a convidados que irá abordar as oportunidades e desafios no setor de geração de energia elétrica. Além de trazer temas como alteração do marco regulatório e medidas do Governo Federal para modernização do setor, o "Café com Conteúdo PVG" será mediado pela sócia Heloisa F. Andrade Scaramucci, especialista no setor Elétrico, e contará com a presença de renomados palestrantes.

Cristiane Romano, sócia do Machado Meyer Advogados, participa do "Café da Manhã do Arbitral Women e do ERA Pledge". O evento prévio à abertura do "18º Congresso Internacional de Arbitragem do Comitê Brasileiro de Arbitragem" acontece hoje, em Brasília. Na ocasião, Cristiane apresentará palestra a respeito de iniciativas de fomento à diversidade nas organizações.

O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados participa do "XXXIX Congresso Internacional da Propriedade Intelectual", cujo tema central é "A Propriedade Intelectual no novo contexto Geopolítico Mundial". A banca será representada por 21 sócios. O evento é realizado pela ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, de 25 a 27/8, no RJ. Dia 26, o sócio Luiz Edgard Montaury Pimenta, atual presidente da ABPI, media o painel "O INPI hoje e amanhã - Plano de governança para os próximos 4 anos". No dia 27, o sócio Eduardo Machado será moderador do painel "Protocolo de Madrid - A experiência Internacional", e o sócio Ricardo Vieira de Mello comanda o painel "Caducidade e prova de uso efetivo de marcas- o que mudou?". (Clique aqui)

Carina Rodrigues Hirama, Fábio Leme, Rana Gosain, Ricardo Nunes e Roberta Arantes, sócios do escritório Daniel Advogados, representarão a banca no "XXXIX Congresso Internacional da Propriedade Intelectual". Roberta Arantes será uma das moderadoras do painel "O papel dos adidos e conselheiros de propriedade intelectual", organizado pela Comissão de Estudo de Direito Internacional em conjunto com a Comissão de Estudo de Indicações Geográficas, domingo, durante o pré-evento. (Clique aqui)

O escritório Tauil & Chequer Advogados irá promover o 2º seminário "Direito brasileiro e norte-americano na perspectiva dos clerks e das Supremas Cortes" para discutir questões relacionadas à formação de precedentes no Brasil e nos EUA, segurança jurídica e separação de poderes, e as recentes decisões do STF. O evento será realizado em Brasília, dia 26/8, e será uma ótima oportunidade para os interessados em discussões sobre meios de cooperação entre instituições internacionais e análises das decisões da Suprema Corte americana. Entre os palestrantes do encontro estão os sócios da banca Luis Inácio Adams, Mauro Pedroso e Ivan Tauil. (Clique aqui)

Diretora Jurídica e de Recursos Humanos do escritório Küster Machado – Advogados Associados, Rafaela Küster é uma das palestrantes da edição 2019 do "Seminário de Controladoria Jurídica", promovido pelo Intelijur, dia 27/8, em SP. Rafaela Küster falará sobre "BI´s, dashboards e sistemas na gestão de dados estratégicos da Controladoria". (Clique aqui)

Eleonora Coelho, presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, será uma das palestrantes do "VII Congresso Internacional do Instituto Brasileiro de Direito da Construção". O evento acontece dias 29 e 30/8, em SP. (Clique aqui)

No dia 30/8, no RJ, o advogado Gilberto Garcia, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, será palestrante no "I Seminário Inter Religioso - Justiça, Paz e Liberdade e Liberdade Religiosa", promovido pela EMERJ e OAB/RJ. (Clique aqui)

Dia 6/9, a SiqueiraCastro realiza, no auditório do escritório em SP, o seminário "Contencioso Cível 4.0 e as novas tendências de mercado: necessidade de uma nova visão das empresas, escritórios de advocacia e Poder Judiciário". O evento é aberto ao público e conta com a participação do juiz de Direito Marcus Onodera, do procurador Federal Fábio Monnerat e dos sócios Gustavo Gonçalves Gomes e Thais Matallo.

Francisco de Godoy Bueno, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), acaba de tomar posse como conselheiro da CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil. A chegada de Godoy Bueno abre espaço para que a Câmara amplie ainda mais sua atuação em temas ligados ao agronegócio.

Recentemente, o Comitê Manesco Mulher, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados organizou exibições internas do filme "A Juíza". O documentário foi projetado na sede do escritório, em SP, e em todas as filiais (Brasília, BH e RJ).

Nova sede

A ESA da OAB/RJ inaugura hoje sua nova sede no edifício histórico da OAB. O espaço terá 16 salas de aula, um auditório com capacidade para cem lugares e salas flexíveis que permitirão a simulação de tribunais de arbitragem e júri, além de aulas de sustentação oral. A ESA também terá um estúdio de filmagem para cursos de ensino a distância e passará a oferecer aulas de inglês jurídico, com conteúdo voltado para expressões específicas da carreira. (Clique aqui)

Qualificação

Em SP, no dia 4/9, o Grupo BARBRI realiza o curso "Qualifique-se como Advogado nos EUA e no Reino Unido com o BARBRI". (Clique aqui)

Ciências Criminais

O ano de 2019 representa um marco histórico para o sistema de Justiça e para a democracia no Brasil. Os olhares de todo país estão focados no funcionamento do Judiciário, com julgamentos e decisões que reconfiguram os campos político e social brasileiros. É nesse cenário que o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza a "25ª edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais", de 27 a 30/8, em SP. (Clique aqui)

Aborto

No dia 5/9, às 20h30, a ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões realiza o quarto webinar com o tema "O aborto masculino: aspectos atuais da lei 8.560/92". O webinar terá duração de 1 hora e contará com a exposição do professor Camilo de Lelis Colani, seguida de um debate aberto online, com moderação da professora Grazielly Fontes. O evento é gratuito. Vagas limitadas. (Clique aqui)

Dívidas Bancárias

CEO Treinamentos oferece uma vaga-cortesia para o curso online "Dívidas Bancárias". Participe e concorra. (Clique aqui)

Gestão de pessoas

A Radar - Gestão para Advogados promove, dia 13/9, às 9h30, o curso online "Eneagrama Aplicado à Gestão de Pessoas na Área Jurídica". Conheça essa ferramenta que pode trazer diversos benefícios, como aumento da produtividade, mais interação entre a equipe, melhor qualidade no ambiente de trabalho entre outros. (Clique aqui)

Eventos

No dia 12/9, em SP, a Sodepe Brasil realiza os cursos "SCP – Sociedade em Conta de Participação" (clique aqui) e "Gestão de Tributos para o Departamento de Compras" (clique aqui). Inscreva-se e concorra às vagas-cortesia.

Psicologia judiciária

O curso de extensão "Psicologia Judiciária: o Universo da Lei, o Comportamento Humano e as Emoções", da PUC-SP, capacita os interessados para uma visão interdisciplinar da psicologia judiciária. Nas aulas, os alunos são estimulados a desenvolver um raciocínio crítico e reflexivo sobre as práticas psicológicas nas diferentes especialidades do Direito. (Clique aqui)

Aurum Summit 2019

No dia 10/10, em SP, alguns dos principais nomes da advocacia no Brasil estarão reunidos no "Aurum Summit 2019", evento que tem o propósito de apresentar e debater o futuro do setor sob a perspectiva da inovação. Inscreva-se! (Clique aqui)

Holding familiar

Com uma visão multidisciplinar, o curso apostilado "Holding Familiar - A importância de conhecer suas vantagens" aborda de forma objetiva e prática as principais características para a constituição e formação de uma holding. Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

ICMS

Estão abertas as inscrições para o curso online "ICMS Teoria e Prática", da Intelecto Soluções Inteligentes. O curso fornece as peculiaridades para que o profissional tenha ferramentas e conhecimento para trabalhar com o imposto e melhor compreendê-lo. (Clique aqui)

Reunião

Com o tema "O trabalho intermitente e a recente decisão do TST", o CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e o SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro promovem, dia 27/8, às 16h, em SP, a "Reunião do Comitê Trabalhista e Previdenciário". (Clique aqui)

Felizardos

Evento: A vaga-cortesia do workshop "O Poder Judiciário e Financiamento de Políticas Públicas", que acontece dia 28/8, em SP, promovido pela Almedina Brasil, vai para Mariana Cesar Pierobon. (Clique aqui)

Evento: A premiada com a vaga-cortesia oferecida pela CEO Treinamentos para o curso online "Dissolução societária e apuração de haveres do sócio" é Rebeca Heldt Gruhn. (Clique aqui)

Sorteio de obra: A obra "Código Civil Comentado" (Forense - 1.608p.), escrita por Anderson Schreiber, do escritório Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados, Flávio Tartuce, José Fernando Simão, Marco Aurélio Bezerra de Melo e Mário Delgado, da banca MLD – Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados, vai para Rodrigo Monte Raso Lima, advogado em Boa Esperança/MG. (Clique aqui)


Bom fim de semana!


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas


Migalhas também é cultura!

Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar

Clique aqui e acesse mais títulos


Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AL/Matriz de Camaragibe
BA/Ibicaraí
PA/Bragança
RJ/Carapebus

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Hackers Cripple Dozens Of Cities, Hunting Ransom"

The Washington Post - EUA
"Shadow falls over Trump´s economy"

Le Monde - França
"Le G7 face aux urgences économiques et climatiques"

Corriere Della Sera - Itália
"Cinque giorni per l´accordo"

Le Figaro - França
"À l´hôpital, la crise des urgences s´enracine"

Clarín - Argentina
"Macri no cambia más el Gabinete y Alberto F. descartó que haya default"

El País – Espanha
"El PP apuesta por elecciones y activa su maquinaria"

Público - Portugal
"Jogos sociais e online renderam 327 mil euros por dia ao SNS"

Die Welt - Alemanha
"Deutschland wird immer gleicher – Tempo nimmt zu"

The Guardian - Inglaterra
"Macron tells Johnson Irish backstop is indispensable"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Queimadas na Amazônia provocam reação mundial"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Queimadas acuam governo, que opta por ampliar críticas"

O Globo - Rio de Janeiro
"Amazônia vira crise internacional"

Estado de Minas - Minas Gerais
"Pegou fogo"

Correio Braziliense - Brasília
"Queimadas põem Brasil no centro de crise internacional"

Zero Hora - Porto Alegre
"Após críticas de Macron, Bolsonaro anunciará medidas contra queimadas"

O Povo - Ceará
"Brasil sob pressão mundial"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Salário de servidor deve ser mantido"