MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cerca de 20 mil presos e adolescentes internos devem votar em São Paulo. Já em SC, o TRE decidiu que votos acontecerão em 5 presídios

Cerca de 20 mil presos e adolescentes internos devem votar em São Paulo. Já em SC, o TRE decidiu que votos acontecerão em 5 presídios

Da Redação

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atualizado às 14:48


Votação

Cerca de 20 mil presos e adolescentes internos devem votar em São Paulo. Já em SC, o TRE decidiu que votos acontecerão em 5 presídios

O presidente do TRE/SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme, anunciou que cerca de 15 mil presos provisórios, o que representa 30% do total existente no Estado, e todos os 5,5 mil menores infratores da Fundação Casa deverão votar nas eleições de 3 de outubro.

Segundo o desembargador, a votação ocorrerá em locais considerados de baixo e médio risco, conforme classificação da Secretaria de Administração Penitenciária. Os de alto risco foram excluídos. Conforme entendimentos anteriores mantidos entre o TRE e o TSE, houve a ponderação entre dois direitos, o do preso que não tem condenação definitiva e o da segurança da sociedade.

Mesários

Até ontem, o TRE já havia recebido 434 inscrições de voluntários provenientes de algumas instituições como Defensoria Pública (179), MP Estadual (143), Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, (40), Pastoral Carcerária (37), Procuradoria Regional Eleitoral (19) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONDECA (16), entre outros. A OAB informou que está preparando uma lista. O Tribunal estima que sejam necessários dois mil mesários para as unidades prisionais e casas de internação.

Estiveram presentes na reunião desta quart-feira o procurador regional eleitoral, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, o promotor de Justiça Mário Luís Sarrubbo representando a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado, a presidente da Fundação Casa Berenice Maria Giannela, o assessor da Secretaria de Segurança Pública, Nelson Rodrigues, a representante da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Cintia Beo, e o advogado Marcelo Soares Sampaio representando a OAB/SP. Na ocasião, as autoridades assinaram um convênio para a criação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes.

SC

O TRE/SC decidiu que somente serão instaladas seções eleitorais em estabelecimentos prisionais que possuam, no mínimo, 200 presos provisórios. Dessa forma, esses presos poderão votar em cinco unidades prisionais de Santa Catarina: presídio de Itajaí (256 presos), presídio de Joinville (440), presídio de Criciúma (348), penitenciária de Florianópolis e nos presídios masculino e feminino de Florianópolis (473).

"A escolha dos locais considerou as informações prestadas pelo Departamento de Administração Prisional e a necessidade de garantir condições de segurança para todos os envolvidos. Também foi considerada a grande rotatividade de presos provisórios nesses locais e a determinação do TSE, no sentido de que apenas serão instaladas seções onde houver, no mínimo, 20 votantes" disse o Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Sérgio Paladino.

Por ser esta a primeira vez que Santa Catarina instalará seções para presos provisórios, optou-se por locais com maior estrutura para os trabalhos. Ao realizar as instalações das seções em unidades prisionais, a Justiça Eleitoral catarinense está cumprindo uma determinação do TSE, que expediu a Resolução 23.219/2010 (clique aqui) para ordenar essas instalações.

O objetivo é cumprir a CF/88 (clique aqui), que determina que os direitos políticos somente sejam suspensos nas hipóteses previstas no artigo 15 da CF/88, nas quais não se incluem pessoas encarceradas provisoriamente.

Os servidores da Justiça Eleitoral terão a incumbência de realizar alistamento, revisão e transferência dos presos provisórios até 5 de maio, quando se encerra o período de atualização do cadastro eleitoral para as Eleições 2010. Os juízes eleitorais serão os responsáveis pela organização do alistamento nos presídios e pela instalação das seções.

__________________
____________

Leia mais

  • 7/4/10 - TRE/RO cria seções eleitorais para voto dos presos provisórios - clique aqui.
  • 5/4/10 - OAB/SP convoca advogados para atuarem como mesários nos presídios do Estado - clique aqui.
  • 30/5/10 - TJ/RS e TRE/RS assinam convênio que permitirá o voto de presos provisórios - clique aqui.

______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...