MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MS determina que BB cumpra decisão judicial que extinguiu exclusividade do crédito consignado no Estado

TJ/MS determina que BB cumpra decisão judicial que extinguiu exclusividade do crédito consignado no Estado

No dia 20/10, o TJ/MS concedeu a ordem do MS 2010.007253-8 (clique aqui), assegurando ao Banco BMG S.A. o direito de oferecer créditos consignados para servidores públicos do Estado.

Da Redação

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Atualizado em 7 de dezembro de 2010 14:34


Consignados

TJ/MS determina que BB cumpra decisão judicial que colocou fim na exclusividade do banco em conceder créditos consignados a servidores do Estado

No dia 20/10, o TJ/MS concedeu a ordem do MS 2010.007253-8 (clique aqui), assegurando ao Banco BMG S.A. o direito de oferecer créditos consignados para servidores públicos do Estado.

A segurança foi concedida para que a instituição financeira ofereça crédito consignados em folha aos servidores públicos em igualdade de condições com o banco detentor da folha de pagamento do Estado (BB), declarando, incidentalmente, a inconstitucionalidade do decreto 12.932/10 (clique aqui), que alterou o rol de entidades que podem ser consignatárias na folha de pagamento dos servidores públicos civis e militares do Estado.

Diante da decisão, BB e o Estado de MS interpuseram embargos de declaração e deixaram de cumprir a ordem judicial do dia 20.

Devido ao fato, o banco BMG S.A. protocolou uma petição no dia 26/11 informando o não cumprimento do estabelecido.

Ao debruçar-se sobre a causa, o desembargador Atapoã da Costa Feliz, da 3ª seção Cível do TJ/MS, entendeu que "não há impedimento para que o acórdão proferido no mandamus seja cumprido imediatamente".

Decidiu-se, assim, a imediata execução da sentença, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Sobre os embargos de declaração interpostos pelo Estado de MS e BB, no último dia 3/12, o desembargador Costa Feliz indeferiu o pedido de reconsideração.

__________

3/12/10

Embargos de Declaração Em Mandado de Segurança n. 2010.007253-8/0004.00

Decisão

Estado de Mato Grosso do Sul requer a reconsideração da decisão proferida neste mandado de segurança em que se determina o cumprimento imediato da ordem concedida para assegurar o direito do impetrante de oferecer créditos consignados em folha aos servidores públicos, em igualdade de condições com a instituição financeira detentora da folha de pagamento, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00.

Fundamenta, para tanto, em entendimento do Superior Tribunal de Justiça, "o qual já decidiu que quando o objeto da liminar é o mesmo do mérito, como neste caso, a decisão da suspensão da segurança vigora até o trânsito em julgado da decisão de mérito na demanda, sendo que o seu descumprimento autoriza o ajuizamento de reclamação naquela corte."

Em seguida, traz à colação um julgado da lavra do Ministro Cesar Asfor Rocha, julgado em 7.10.2009, no qual cita a Súmula 626 do STF.

Mantenho a decisão de f. 263-9, adiantando que isso em nada afronta a r. decisão do Presidente do E. Superior Tribunal de Justiça.

Esclarece-se que, ao que parece, quando S. Excelência examinou o pedido de suspensão da liminar, desconhecia que o Colegiado deste Tribunal de Justiça já havia proferido decisão de mérito, concedendo, com o parecer e por votação unânime, a segurança.

Dessa forma, conforme se vê às f. 232 a 242 dos autos, a segurança foi concedida em 20.10.2010, porém não havia sido publicada ainda, e o impetrado requereu a suspensão da liminar em 26.10.2010, ou seja, quando fez tal requerimento, supõe-se, também, que o próprio requerente desconhecia da decisão definitiva, o que o levou a requerer referida suspensão, sem mencionar tal circunstância.

A decantada Súmula 626 do STF, da qual o E. Ministro nem faz referência, concessa venia, está superada.

Com efeito, a súmula foi inspirada na Lei 4.348/64. Ora, referido diploma legal foi expressamente revogado pela nova lei do mandado de segurança (Art. 29 da Lei n. 12.016/09).

Além disso, verifica-se que a referida súmula praticamente reproduz o disposto no § 9.º do art. 4.º da Lei n. 8.437/92, que era aplicada ao mandado de segurança por força de determinação do § 2.º do art. 1.º daquela Lei n. 4.348/64, de sorte que, com revogação desta, deixa-se de aplicar aqueles dispositivos aos casos do mandado de segurança.

Ainda, a nova lei do mandado de segurança no art. 15 apenas garante ao impetrado realizar pedido de suspensão de liminar, porém, não menciona a extensão dos efeitos até o trânsito em julgado da decisão de mérito, como pretende o Estado.

Finalmente, com relação à eficácia da decisão que suspende liminar em mandado de segurança, Marcelo Abelha Rodrigues, em sua obra Suspensão de Segurança, 2.ª edição, ensina que:

"40. Se a suspensão da execução requerida foi de uma liminar, não se pode pretender estender a suspensividade à sentença. Tendo esta substituído a liminar (confirmando-a ou não), não mais vigora a suspensão da liminar requerida ao presidente do tribunal."

Posto isso, indefiro o pedido de reconsideração para manter a decisão que determinou o cumprimento imediato da segurança, pois, consoante esclarecido, os efeitos da decisão que suspende uma liminar não podem transcender a decisão de mérito.

Intimem-se

Campo Grande, 3 de dezembro de 2010.

Des. Atapoã da Costa Feliz - relator

___________

26/11/10

________
_____

Leia mais - BMG S.A

  • 23/10/10 - Servidores do MS podem realizar consignado em qualquer financeira - clique aqui.
  • 8/10/10 - TJ/MS nega recurso de banco para manter exclusividade em empréstimo consignado - clique aqui.
  • 6/10/10 - TJ/MS analisa pedido para revogar liminar sobre crédito consignado de servidores - clique aqui.
  • 28/9/10 - No MS, banco recorre para revogar liminar sobre crédito consignado de servidores - clique aqui.

___________

Leia mais - Consignados no TJ/MS

  • 12/11/10 - TJ/MS retira exclusividade do BB de realizar empréstimos consignados a servidores públicos - clique aqui.
  • 17/3/10 - TJ/MS defere liminar contra BB em empréstimos consignados - clique aqui.

__________

Leia mais

  • 23/9/10 - STJ mantém decisão que autoriza somente o BB a realizar empréstimo consignado em folha de pagamento aos servidores de SP - clique aqui.

  • 7/7/10 - MP/BA investiga legalidade de distrato e recontratação do BB na concessão de crédito consignado para servidores baianos - clique aqui.
  • 21/6/10 - Prefeitura de São Paulo libera "eCONSIG" para que bancos filiados à ABBC possam conceder empréstimos consignados aos servidores públicos - clique aqui.
  • 15/6/10 - Ministro do STJ nega seguimento à SS em imbróglio dos consignados - clique aqui.
  • 15/6/10 - Prefeitura de SP decide cumprir decisão do TJ/SP que suspendeu liminarmente exclusividade do BB em créditos consignados - clique aqui.
  • 8/6/10 - Desembargador do TJ/SP manda cumprir liminar que suspende exclusividade de consignados para BB - clique aqui.
  • 24/5/10 - TJ/SP suspende liminarmente exclusividade do BB em créditos consignados - clique aqui.
  • 24/5/10 - Associação Brasileira dos Bancos Comerciais contesta exclusividade nas operações com desconto em folha em SP - clique aqui.
  • 19/5/10 - Estado não pode obrigar servidor a fazer empréstimo consignado apenas no BB, decide TJ/PB - clique aqui.
  • 10/5/10 - TRF suspende descontos de empréstimos consignados em benefícios de segurados reclamantes - clique aqui.

  • 23/4/10 - STF também suspende liminar que impedia exclusividade do BB em créditos consignados em SP - clique aqui.

  • 22/4/10 - STJ suspendeu liminar deferida pelo TJ/SP que impede a exclusividade do BB no crédito consignado no município - clique aqui.

  • 6/4/10 - PL da Câmara dá ao servidor escolha sobre empresa de crédito consignado - clique aqui.
  • 29/3/10 - TJ/RN nega recurso interposto pelo governo do Estado e BB - clique aqui.
  • 26/3/10 - Sindicato dos Professores de SP ingressa com MS coletivo contra exclusividade no crédito consignado pelo BB - clique aqui.
  • 24/3/10 - Sindicato dos Trabalhadores de SP divulga nota de esclarecimento sobre empréstimo consignado - clique aqui.
  • 5/3/10 - TJ/RN decide contra a exclusividade do BB no consignado - clique aqui.
  • 4/3/10 - TJ/PB - Liminar acaba com monopólio do BB sobre empréstimos consignados aos servidores do Estado e instaura livre concorrência - clique aqui.
  • 4/3/10 - Des. nega pedido da prefeitura de SP para derrubar liminar ganha pelo Sindsep no caso do monopólio em empréstimo consignado - clique aqui.
  • 10/2/10 - Sindicato dos funcionários públicos municipais de SP obtém liminar para funcionários públicos realizarem empréstimos com outras instituições bancárias além do BB - clique aqui.
  • 22/1/10 - Decreto municipal 51.198 dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores públicos de SP, bem como disciplina o sistema de consignações - clique aqui.
  • _______________

    Patrocínio

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
    FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

    AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
    AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

    Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.