MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB suspende a limitação de advocacia pro bono no país
Advocacia

OAB suspende a limitação de advocacia pro bono no país

Ofício suspende regras que limitam a atividade de advocacia pro bono até que OAB reúna sugestões para serem discutidas e aprovadas..

Da Redação

terça-feira, 18 de junho de 2013

Atualizado às 07:45

Ofício encaminhado nesta segunda-feira, 17, pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, aos presidentes das 27 seccionais da entidade, efetiva a decisão de suspender em todo o país as regras que limitam a atividade de advocacia pro bono até que a entidade reúna sugestões para serem discutidas e aprovadas oportunamente. A suspensão havia sido decidida liminarmente pelo relator do processo aberto no âmbito do Conselho Federal sobre o tema, Luiz Flávio Borges D'Urso (SP).

Também nesta segunda-feira, o presidente definiu os nomes da comissão que irá estudar as propostas para formular o novo conjunto de regras dessa prática. São eles Luiz Flávio Borges D'Urso (Presidente) e membros conselheiros Federais José Norberto Lopes Campelo (PI), Gedeon Batista Pitaluga (TO), Miguel Ângelo Cançado (GO) e Robinson Conti Kraemer (SC).

No despacho pela liminar, o conselheiro D'Urso lembra a importância do instituto "pro bono" para a advocacia e a sociedade e o fato de não existir um regramento nacional para isso. Este o motivo, segundo ele, de o assunto ter deixado muitos advogados sem entender a forma e os limites do "pro bono".

"O pro bono não se confunde com o atendimento gratuito realizado pessoalmente pelo advogado, de maneira esporádica e excepcional, a título de verdadeira caridade, o que jamais sofreu qualquer restrição pela OAB", assinalou o relator, ao acrescentar que a atividade "precisa de um regramento uniforme em todo o Brasil, por se constituir num verdadeiro sistema e, portanto, pauta-se por regras bem definidas a não ensejar as dúvidas e confusões já experimentadas".

Segundo o presidente Marcus Vinicius, todas as sugestões encaminhadas pelos presidentes de seccionais e conselheiros serão avaliadas para que o tema seja debatido com maturidade. "O que está em discussão é qual a melhor forma de atender a quem precisa de assistência jurídica e não tem como pagar por ela. Trata-se de um tema muito sensível, que merece maior reflexão por parte da entidade".

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA