MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pleno da OAB ratifica suspensão de limitações à advocacia pro bono
Advocacia

Pleno da OAB ratifica suspensão de limitações à advocacia pro bono

Conselho Federal inicia estudos e passa a receber contribuições para aprovar conjunto de regras que disciplinem a matéria em todo o Brasil.

Da Redação

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Atualizado às 14:16

O Conselho Pleno da OAB homologou em sua sessão desta segunda-feira, 1, a decisão liminar que foi proferida pelo conselheiro Federal Luiz Flávio Borges D'Urso para suspender em todo o país as regras que limitam a atividade da advocacia pro bono até que a entidade da advocacia reúna sugestões para serem discutidas e aprovadas oportunamente. Com a decisão de hoje do pleno, o Conselho Federal iniciará os estudos e passará a receber contribuições dos conselheiros e seccionais para aprovar em breve um conjunto de regras que disciplinem a matéria em todo o Brasil.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, comunicou a designação da Comissão que ficará encarregada de estudar o tema, composta pelos conselheiros Federais:

  • Luiz Flávio Borges D'Urso (SP);
  • Gedeon Batista Pitaluga Júnior (TO);
  • José Norberto Lopes Campelo (PI);
  • Miguel Ângelo Cançado (GO); e
  • Robinson Conti Kraemer (SC).

Na liminar, o conselheiro D'Urso destacou a importância do instituto pro bono e o fato de ainda não existir um regramento nacional para isso. "O pro bono não se confunde com o atendimento gratuito realizado pessoalmente pelo advogado, de maneira esporádica e excepcional, a título de verdadeira caridade, o que jamais sofreu qualquer restrição pela OAB", assinalou o conselheiro, ao defender que a atividade "precisa de um regramento uniforme em todo o Brasil, por se constituir num verdadeiro sistema e, portanto, pauta-se por regras bem definidas a não ensejar as dúvidas e confusões já experimentadas".

O presidente da OAB afirmou que está em discussão qual a melhor forma de atender a quem precisa de assistência jurídica e não tem como pagar por ela. "Trata-se de um tema muito sensível, que merece maior reflexão por parte da entidade", afirmou Marcus Vinicius, anunciando que a matéria deve ser apreciada pelo pleno no segundo semestre de 2013.

  • Proposição : 49.0000.2013.002310-8/COP

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS