MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB propõe revisão de súmula do STF sobre juros de precatórios
Súmula vinculante 17

OAB propõe revisão de súmula do STF sobre juros de precatórios

A norma em vigor dispõe que, durante o período previsto no parágrafo 1º do art. 100 da CF, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

Da Redação

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Atualizado em 17 de setembro de 2013 15:59

Em petição protocolada nesta segunda-feira, 16, o Conselho Federal da OAB propôs, na PSV 59, nova redação à súmula vinculante 17 do STF. A norma em vigor dispõe que durante o período previsto no parágrafo 1º do art. 100 da CF, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos. De acordo com a proposta, os juros passariam a incidir desde a sua expedição até o seu efetivo pagamento.

A Ordem destaca que os julgamentos das ADIns 4.357 e 4.452 mantiveram a essência do §12 do art. 100 da Carta Magna, na redação da EC 62/09, "que eliminou qualquer possibilidade de isenção dos juros de mora, extinguindo o que se vem chamando de 'período da graça'".

O presidente da Ordem, Marcus Vinícius Furtado, ressalta no documento que "o constituinte eliminou qualquer dúvida existente e consagrou o entendimento de que a mora só termina quando o devedor cumpre com sua obrigação".

Nesse contexto, de acordo com a OAB, os juros moratórios destinam-se, por parte do credor, a compensar a demora para receber aquilo que lhe é devido. E para o devedor, os juros servem de estímulo ao rápido pagamento, para que não veja seu débito aumentar com o passar do tempo.

Segundo a Ordem, a súmula 17 foi editada antes da promulgação da EC 62/09, devendo o STF, de acordo com o regimento interno, proceder de ofício ou por provocação a revisão do enunciado ou ainda promover seu cancelamento, de modo a adequar a matéria ao decidido no julgamento das citadas ADIns.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...