MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Abril e jornalista terão que indenizar jogador de futebol por matéria inverídica
Imprensa

Abril e jornalista terão que indenizar jogador de futebol por matéria inverídica

Matéria inverídica publicada associava o nome do atleta ao tráfico de drogas.

Da Redação

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Atualizado às 08:46

Um jogador do time de aspirantes do Corinthians receberá R$ 50 mil da Editora Abril e do jornalista Andre Rizek Lopes por matéria inverídica publicada que associava o atleta ao tráfico de drogas. A decisão é da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

O autor da ação conta que os dirigentes e técnicos dos clubes se recusavam a trabalhar com ele devido à notícia falsa e, em função disso, perdeu a oportunidade de fechar dois contratos com times de futebol onde atuaria como jogador profissional. Segundo o atleta, a matéria atingiu não só sua reputação, imagem e honra, mas também sua atividade lucrativa.

A Editora Abril e o jornalista, por sua vez, alegaram que a matéria apenas narrou os fatos sem tecer nenhum juízo de valor. Afirmam que o texto da reportagem demonstra a preocupação que se tem com a formação técnica e pessoal dos atletas de base, que iniciam suas carreiras profissionais aos 12 ou 13 anos, sendo a maioria proveniente de família simples e, que muitas vezes ficam sozinhos e longe de sua cidade natal, razão pela qual se tornam vítimas fáceis do tráfico de drogas.

Em 1ª instância, o juiz entendeu que "as deletérias consequências à honra da parte ofendida são evidentes, pois fica ele maculado no seu convívio pessoal e familiar como possível envolvido na prática de ilícito de natureza grave".

O entendimento foi confirmado pela 1ª câmara de Direito Privado. O desembargador Elliot Akel, relator do processo, concordou que a matéria imputou erroneamente o crime de tráfico de drogas ao jogador, ocasionando humilhação e constrangimento.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...