MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Proibida a revista íntima em presídios da região de Campinas/SP
Revista

Proibida a revista íntima em presídios da região de Campinas/SP

Para magistrado, procedimento é vexatório e atenta contra a dignidade da pessoa humana.

Da Redação

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Atualizado às 09:01

A revista íntima corporal foi proibida nas penitenciárias da região de Campinas/SP. A decisão é do juiz de Direito Bruno Paiva Garcia, do Departamento Estadual de Execuções Criminais.

O pedido pela proibição das revistas íntimas foi feito pela Defensoria Pública por meio de ação civil pública. A Fazenda Pública foi condenada a pagar R$ 350 mil em favor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses difusos, por danos morais coletivos. Para o magistrado, o procedimento é vexatório e atenta contra a dignidade da pessoa humana.

Ele explicou na decisão que o scanner corporal, na forma já prevista na legislação estadual, é alternativa segura à revista íntima.

"O Estado pode obrigar o preso a se despir, se for necessário para a segurança do estabelecimento penal, mas não pode fazer o mesmo com o familiar do preso.

Fonte: TJ/SP

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...