MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Geddel será julgado por improbidade administrativa
Processo

Geddel será julgado por improbidade administrativa

MPF acusa-o de pressionar para liberação da construção de empreendimento imobiliário de alto padrão, pois havia comprado unidade em edifício.

Da Redação

terça-feira, 17 de julho de 2018

Atualizado às 14:58

A juíza da 5ª Vara Cível da JF/DF, Diana Wanderlei, recebeu ação do MPF contra Geddel Quadros Vieira Lima por ato de improbidade administrativa, quando o réu era ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O MPF alega que, em junho de 2016, Geddel, pressionou o então Ministro de Cultura, Marcelo Calero Faria Garcia, para intervir em decisão a ser proferida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a liberação da construção de empreendimento imobiliário de alto padrão, realizado em Salvador/BA, pois havia comprado uma unidade habitacional no 23º andar do edifício "La Vue".

Em sua decisão, a magistrada afirma que "os documentos juntados à peça vestibular trazem indícios acerca da materialidade e autoria dos atos que são imputados ao requerido, passíveis de enquadramento como atos de improbidade administrativa, modalidade princípios administrativos", e observa que "a parte autora acostou depoimentos e conversas gravadas entre o Sr. Geddel Quadros e o Sr. Marcelo Calero, todas relativas ao objeto da lide".

A magistrada acrescentou que "o fato do Parecer Técnico nº 0627/14, 04/11/2014, referendado pelo Superintende Regional do IPHAN/BA, autorizar a construção do empreendimento, antes do requerido tomar posse no cargo de ministro, não é bastante para afastar, de plano, a possibilidade de responder durante a instrução processual pelas condutas ilícitas relatadas na inicial, uma vez que há evidências de que atos posteriores àqueles ocorreram, e estão relacionados ao período em que o Sr. Geddel Quadros encontrava-se como Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, do atual Presidente da República".

  • Processo: 1009850-85.2017.4.01.3400

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA