MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prisão preventiva por impossibilidade de preso pagar fiança é constrangimento ilegal
Penal

Prisão preventiva por impossibilidade de preso pagar fiança é constrangimento ilegal

Decisão é do TRF da 3ª região.

Da Redação

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Atualizado às 18:13

A 11ª turma do TRF da 3ª região dispensou preso em flagrante de pagar fiança, aplicando medidas cautelares diversas da prisão.

O homem obteve a concessão de liberdade provisória, mas sustentou incapacidade financeira para o pagamento do valor arbitrado, de quase R$ 2 mil.

A fim de demonstrar a impossibilidade de pagamento do valor arbitrado a título de fiança, o impetrante apresentou cópia da carteira de trabalho informando que não exerce ocupação lícita formal atualmente, além de cópia de extrato bancário constando o valor de R$ 698,46, como crédito do INSS.

Além disso, o paciente apresentou documentos comprovando quadro clínico (recente angioplastia) e os custos dos medicamentos.

Constrangimento ilegal

t

O desembargador Federal José Lunardelli assentou no voto proferido no HC que a prisão preventiva é medida excepcional, conforme o CPP. E, conforme o juízo de origem, não se encontram presentes no caso os requisitos autorizadores da prisão preventiva.

Assim, configura constrangimento ilegal a manutenção da prisão cautelar tão somente em razão da falta do recolhimento da fiança. Ressalte-se que o valor da fiança não deve ser arbitrado de forma a inviabilizar ao réu a fruição do benefício.”

O relator também considerou a natureza da infração e as condições pessoais do paciente, que não é reincidente e demonstrou não deter condições financeiras privilegiadas.

Revela-se razoável e proporcional a dispensa da fiança, mantendo-se, contudo, as demais medidas cautelares impostas na origem.”

A decisão do colegiado foi unânime.

O caso teve atuação do advogado Luis Gustavo da Silva Pereira, sócio do escritório Falchi, Gouveia e Carvalho Advocacia e Assessoria Jurídica.

  • Processo: 5028462-90.2019.4.03.0000

Veja a ementa.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA