MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresas indenizarão por degradar meio ambiente para manutenção de rede elétrica
Dano moral e material

Empresas indenizarão por degradar meio ambiente para manutenção de rede elétrica

Magistrado ressaltou a importância dos cacaueiros para o meio ambiente e para as famílias que dependem dos frutos da árvore.

Da Redação

segunda-feira, 9 de março de 2020

Atualizado em 10 de março de 2020 07:11

O juiz de Direito Glauco Antônio Alves, do JEC de Ouro Preto do Oeste/RO, condenou duas empresas, do ramo da construção e energia, em danos morais e materiais por degradarem meio ambiente para manutenção de rede elétrica.

Na decisão, o magistrado ressalta a importância das árvores destruídas para a subsistência das famílias locais - os cacaueiros: "Doador generoso de amêndoas ricas em substâncias medicinais, o cacaueiro é uma das árvores fonte da juventude ainda habita os restos das ombrófilas florestas tropicais", disse o magistrado.

t

Ao analisar o caso, o juiz levou em conta que a árvore desse tipo é o pão de muitas famílias, dentre elas, a do autor da ação. Para o magistrado, as empresas (Energisa e Rodonorte) fizeram a manutenção da rede optando pelo meio mais fácil, "o desprezo à imprescindível e ainda incompreendida vida vegetal e suas inter-relações, sobretudo a questão econômica alheia".

"Deverá, portanto, ser responsabilizada a requerida por excesso e truculência no agir - resta a valoração do dano."

Assim, condenou solidariamente as empresas em R$ 12 mil por danos materiais e R$ 5 mil por danos morais.

Os advogados Éder Caram, Karima Faccioli Caram e Cristiane de Oliveira Diesel atuaram pelo autor.

Nota

Ao Migalhas, a Energisa emitiu nota sobre o caso:

A Energisa não se manifesta sobre ações em curso na Justiça até que uma decisão final seja proferida. A empresa lembra, porém, que administra 11 concessionárias de distribuição de energia em 11 estados e segue a legislação válida para o setor, que é de competência federal. Há mais de 20 anos tal regramento viabiliza investimentos e garante a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços em todo o país, inclusive em regiões que não eram integradas ao sistema.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...