MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ: Documentos para certidão de óbito e nascimento podem ser enviados por e-mail
Coronavírus

CNJ: Documentos para certidão de óbito e nascimento podem ser enviados por e-mail

A determinação entra em vigor a partir desta quinta-feira, 26.

Da Redação

quinta-feira, 26 de março de 2020

Atualizado às 11:26

CNJ editou o provimento 92/20 para permitir que os documentos necessários para emissão de certidões de nascimento e de óbito sejam enviados aos cartórios eletronicamente. A medida foi tomada diante da necessidade de reduzir os riscos de contaminação com o novo coronavírus. Os endereços eletrônicos das serventias serão divulgados no portal da ARPEN Brasil - Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

O documento foi assinado pelo presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli.

t

A norma também permite que assentos de nascimento possam ser realizados em até 15 dias após a decretação do fim da ESPIN - Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional - pelo ministério da Saúde, sem pagamento de multa, taxa ou qualquer outra penalidade. Os interessados deverão comparecer à serventia no mesmo prazo para regularização do assento e retirada da respectiva certidão.

Pelo texto do provimento, as declarações poderão ser assinadas presencialmente pelos declarantes nos hospitais e enviadas por meio eletrônico para o e-mail oficial do serviço do registro civil das pessoas naturais. Em caso de óbito, por exemplo, a cópia da identidade do falecido e a do declarante poderão ser digitalizadas e enviadas eletronicamente juntamente com outras informações necessárias para o cartório de registro civil competente.

A determinação entra em vigor a partir desta quinta-feira, 26, e, enquanto for mantida a situação de emergência pela pandemia da covid-19, poderá ser prorrogada. Inicialmente, a norma estabelece data final em 30 de abril de 2020.

Informações: CNJ.

__________________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas