MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mantida justa causa de empregado que passou órgão genital nas costas de colega de trabalho
Assédio sexual

Mantida justa causa de empregado que passou órgão genital nas costas de colega de trabalho

Ex-funcionário também assediou outras trabalhadoras com frases libidinosas.

Da Redação

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Atualizado às 14:45

A Justiça do Trabalho manteve a justa causa aplicada a trabalhador de uma empresa do ramo de tecnologia da informação de Belo Horizonte/MG, por assédio sexual. Segundo a empregadora, o ex-funcionário chegou a passar o órgão sexual nas costas de uma colega de trabalho e a assediar, com frases libidinosas, outras funcionárias.

A decisão é dos integrantes da 11ª turma do TRT da 3ª região, que reconheceram, por unanimidade, o ilícito praticado pelo empregado.

t

De acordo com a defesa, foram várias as situações de assédio envolvendo o funcionário. A empresa tomou conhecimento das condutas inapropriadas do profissional em junho de 2017. Na versão da empresa, durante o expediente, o ex-empregado teria se aproximado de uma colega e, segurando o braço dela, disse em tom erótico a frase: "Nossa, sua boca é uma delícia, gostosa".

Diante do fato, a empresa informou que abriu um processo interno para apurar a conduta do reclamante. E que, durante esse trabalho, apurou outras ações desrespeitosas. Em 2015, por exemplo, ele teria dito a outra colega de trabalho a frase: "Pegava mesmo, delícia". Mas a gota d'água, segundo a empresa, foi o fato de o "reclamante ter colocado o seu pênis para fora e ter passado nas costas de uma colega de trabalho".

Testemunhas ouvidas no processo confirmaram que as suas condutas eram incompatíveis com o ambiente de trabalho. O coordenador de área informou, por exemplo, que já recebeu inclusive reclamação de uma colaboradora de que o trabalhador tentou beijá-la. Foi apurado, ainda, que até o computador que o trabalhador usava era bloqueado, pois a direção da empresa teria tomado conhecimento de que ele usava o equipamento para assediar empregadas de um cliente da empresa.

Ao examinar o caso, o juiz convocado Danilo Siqueira de Castro Faria, relator no processo, reforçou que o empregado deve ter um comportamento compatível com o convívio profissional, evitando praticar condutas de natureza sexual com as colegas de trabalho durante a jornada e nas dependências da empresa. E, na visão do julgador, ficou evidenciado que o reclamante tinha uma postura que incomodava outros empregados.

Por isso, foi dado provimento ao recurso da reclamada para reformar a sentença do juízo da 20ª vara do Trabalho de Belo Horizonte, sendo julgado improcedente o pedido de reversão da justa causa.

Determinou-se, com isso, a exclusão da condenação quanto ao pagamento do aviso-prévio proporcional ao tempo de serviço e projeções em férias +1/3 e 13º salário, pagamento da multa do parágrafo 8º do artigo 477 da CLT, entrega das guias CD/SD e TRCT, retificação da CTPS do empregado e outras parcelas deferidas em 1º grau.

O TRT-3 não divulgou o número do processo.

Fonte: TRT da 3ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas