MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco legal das startups traz medidas de fomento ao empreendedorismo inovador
Inovação

Marco legal das startups traz medidas de fomento ao empreendedorismo inovador

Projeto regulamenta a licitação e a contratação de soluções inovadoras pela Administração Pública.

Da Redação

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Atualizado em 1 de dezembro de 2020 15:21

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso nesta segunda-feira, 19, o projeto de lei complementar 249/20, que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador.

De autoria do próprio Executivo, a proposta apresenta medidas de fomento ao ambiente de negócios, ao incentivo de investimento em startups e disciplina a licitação e a contratação de serviços tecnológicos pela Administração Pública.

Segundo a justificativa da proposta, é importante apoiar o desenvolvimento de startups  por várias razões, tendo em vista que são empresas "com grande potencial econômico, mais expostas e vulneráveis às falhas de mercado e às limitações das políticas públicas e que tendem a operar com bases digitais, em um contexto de crescente digitalização da economia".

 (Imagem: Alan Santos/PR.)

Jair Bolsonaro(Imagem: Alan Santos/PR.)

Incentivo

O projeto pretende incentivar a contratação, pelo Poder Público, de soluções elaboradas ou desenvolvidas por startups e objetiva promover a competitividade das empresas brasileiras, a internacionalização e a atração de investimentos estrangeiros no setor de empreendimentos.

Conforme o texto encaminhado ao Congresso, são startups as organizações empresariais, nascentes ou em operação recente, cuja atuação é caracterizada pela inovação aplicada um modelo de negócios ou a produtos ou serviços.

Publicidade

Para incentivar as atividades de inovação e investimentos, as startups poderão admitir aporte de capital, por pessoa física ou jurídica, que não integrará o capital social da empresa. Já aquelas empresas que possuem obrigações de investimento em pesquisa decorrentes de outorgas ou delegações firmadas por meio de agências reguladoras, ficam autorizadas a cumprir seus compromissos com aporte de recursos em startups por meio de fundos patrimoniais e fundos de investimento em participações.

Licitações

Segundo o texto do projeto, a Administração Pública poderá contratar pessoas físicas ou jurídicas, isoladamente ou em consórcio, para o teste de soluções inovadoras por elas desenvolvidas ou a ser desenvolvida, com ou sem risco tecnológico, por meio de licitação na modalidade especial.

A administração poderá, ainda, restringir a participação na licitação para empresas enquadradas como startups e, na hipótese de participação em consórcios, estes deverão ser formados exclusivamente por startups.

O texto determina que a delimitação do escopo da licitação poderá se restringir à indicação do problema a ser resolvido e dos resultados esperados pela Administração Pública, incluídos os desafios tecnológicos a serem superados, dispensada a descrição de eventual solução técnica.

Por fim, após homologação do resultado da licitação, o projeto prevê a celebração de um CPSI - Contrato Público para Solução Inovadora com vigência limitada a doze meses, prorrogável por mais um período de até doze meses.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...