MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Metrô de SP não pode cobrar Tim por uso de áreas subterrâneas para manutenção de cabos
Justiça paulista

Metrô de SP não pode cobrar Tim por uso de áreas subterrâneas para manutenção de cabos

A juíza entendeu que o direito de passagem gratuita está previsto na Lei Geral de Antenas.

Da Redação

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Atualizado às 15:06

A juíza de Direito Aline Aparecida de Miranda, da 3ª vara da Fazenda Pública de SP, reconheceu a impossibilidade do metrô de São Paulo cobrar da operadora Tim pela utilização de áreas subterrâneas para manutenção de redes de cabos de telecomunicações.

Na decisão, a juíza entendeu que o direito de passagem gratuita para instalação e manutenção das redes de cabos de telecomunicações está previsto no art. 12 da Lei Geral de Antenas (13.116/15).

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Caso

A ação foi movida pela operadora Tim em face do metrô de SP. Segundo a empresa de telefonia, as partes celebraram contrato de concessão de uso com duração de 20 anos, com vigência até 23/3/19, para passagem de cabos de fibra óptica. Em outubro de 2018, as partes iniciaram as tratativas para a renovação do contrato, porém sem sucesso por divergirem sobre valores.

No processo, o metrô argumentou que inexistem elementos que justifiquem a permanência da Tim sem arcar com a remuneração devida, sobretudo diante da expiração do prazo do contrato.

Ao avaliar o caso, a juíza reconheceu que são igualmente relevantes os serviços prestados pelas partes, "de modo que a solução da lide não pode se apoiar em uma interpretação que sobreponha a importância de serviços de transporte sobre os de telecomunicações, ou o oposto, e deverá fiar-se em uma interpretação sistemática e constitucional dos dispositivos legais pertinentes, apoiando-se em entendimentos pretorianos consolidados na matéria".

Publicidade

Na decisão, a magistrada citou o decreto 10.480/20, que regulamentou a Lei Geral de Antenas. A norma esclarece que o subsolo explorado pelo metrô é bem de uso comum do povo, sendo indevida, nesse contexto, a cobrança pelo direito de passagem.

Com base nesse entendimento, a juíza declarou a inexigibilidade da cobrança veiculada pelo metrô, condenando-o a devolver os valores pagos pela Tim pelo uso do subsolo a partir da edição da lei 13.116/15.

Representaram a operadora nesta ação os advogados Cristiano Kozan e Thiago Elias, do escritório FKG - Forbes, Kozan e Gasparetti Advogados.

Confira a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas