MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Carpinteiro que perdeu parte do dedo em acidente de trabalho será indenizado
Trabalhista

Carpinteiro que perdeu parte do dedo em acidente de trabalho será indenizado

TRT da 18ª região manteve condenação de empresa em danos morais e materiais.

Da Redação

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Atualizado às 15:25

A 1ª turma do TRT da 18ª região manteve condenação de empresa responsável por construção de resort em razão de acidente de trabalho sofrido por reclamante.

O caso ocorreu em um grande resort que está sendo construído em Pirenópolis, cidade turística de GO. Consta dos autos que o trabalhador, na função de carpinteiro, acidentou-se ao operar uma serra circular de bancada. O acidente resultou na amputação parcial do polegar direito, e anquilose em articulação média e distal do 2º dedo e média do 3º e 4º dedos.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O juízo de origem reconheceu a responsabilidade objetiva da reclamada pelo acidente de trabalho, condenando-a ao pagamento de indenização por danos estéticos no importe de R$ 8 mil e danos morais fixados em R$ 10 mil, bem como materiais, consistente em pensionamento mensal (35% do salário mensal percebido à época do acidente), mediante inclusão na folha de pagamento dos empregados do reclamado, a ser depositada em conta de titularidade do obreiro, até que complete 72,5 anos.

Publicidade

O perito constatou no caso que a serra operada pelo reclamante não atendia todas as normas de segurança, bem como que o trabalhador não recebeu todos os EPI's necessários ao desempenho da função com segurança, tampouco passou por treinamento específico.

Na análise do recurso, o juiz convocado César Silveira anotou que, demonstrada a não observância pela ré das normas de segurança do trabalho, "não restando dúvidas de que ela agiu com culpa pelo acidente de trabalho ocorrido com o autor", deve ser mantida sua responsabilização pela reparação dos danos.

A decisão da turma foi unânime. O advogado Bruno Cunha representa o trabalhador.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas