MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP suspende novamente transporte gratuito para idosos a partir de 60 anos
São Paulo

TJ/SP suspende novamente transporte gratuito para idosos a partir de 60 anos

De acordo com a decisão, a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem, economia e segurança pública.

Da Redação

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Atualizado às 08:25

 (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O presidente do TJ/SP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, suspendeu nesta terça-feira, 12, liminar que determinava o retorno da gratuidade para maiores de 60 anos no transporte público estadual.

De acordo com a decisão, a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem, economia e segurança públicas ao afastar do Executivo estadual seu legítimo juízo discricionário de conveniência e oportunidade de organização dos serviços públicos, o que inclui o transporte público.

"Claro está que o subsídio ao transporte público, em especial para idosos, possui sensível importância social. Disso não há dúvida. Por outro lado, a decisão do Poder Executivo pode ser entendida inadequada. Mas a decisão judicial, salvo quando a ilegalidade for manifesta, e no caso não é, não pode invadir seara de outro Poder. Esse é o meu entendimento inúmeras vezes afirmado."  

Em sua decisão, o magistrado também destaca que a extensão judicial da gratuidade tarifária a um conjunto amplo de pessoas pode afetar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, o que gerará despesas sem previsão orçamentária.

O presidente da Corte mencionou o Estatuto do Idoso, que prevê que a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos é garantida aos maiores de 65 anos.

Na faixa etária entre 60 e 65 anos, "tal dispositivo legal sugere que o ato normativo local poderá dispor a respeito do assunto", escreveu o presidente, afirmando que essa questão, no entanto, tem relação com o exame de mérito do processo.

Publicidade

Relembre

O governo do Estado publicou o decreto 64.414/20, no dia 31 de dezembro de 2020, suspendendo a gratuidade do transporte público para idosos de 60 a 65 anos. A nova regra passaria a valer a partir de 1º de fevereiro de 2021.

No entanto, o Sindicato Nacional dos Aposentados, a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de SP e Mogi das Cruzes, protocolada ação no TJ/SP.

A Justiça paulista concedeu, no dia 7 de janeiro, liminar determinando a manutenção da isenção de pagamento de transporte público a maiores de 60 anos. O governo do Estado teve que voltar a permitir o transporte gratuito para essa parcela da população com a suspensão do decreto estadual 65.414/20.

  • Processo: 2002288-52.2021.8.26.0000

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA