MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arquivado inquérito contra Marcelo Feller por críticas a Bolsonaro
LSN

Arquivado inquérito contra Marcelo Feller por críticas a Bolsonaro

O caso foi arquivado pela juíza Federal Pollyanna Martins Alves, que considerou que as falas de Feller não são idôneas para atingir a figura de Bolsonaro ou colocar em risco a segurança e a integridade do Estado brasileiro.

Da Redação

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Atualizado às 20:09

A juíza Federal Pollyanna Martins Alves, da 12ª vara Criminal da SJ/DF, determinou o arquivamento de inquérito contra o advogado Marcelo Feller por críticas a Bolsonaro. Segundo a magistrada, as falas de Feller não caracterizam crime contra lei de segurança nacional.

O inquérito foi instaurado a partir de requisição do ministro da Justiça, André Mendonça, após Marcelo Feller dizer em debate televisivo que "o discurso e a postura do presidente da República são diretamente responsável por pelo menos 10% dos casos de covid no Brasil". Para o ministro da Justiça, a fala de Feller poderia se caracterizar como calúnia ou difamação contra o presidente da República, previsto na lei de segurança nacional.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Na última semana, o MPF arquivou o inquérito. O parquet ressaltou que a aplicação da lei de segurança nacional, como instrumento de defesa do Estado, tem de estar reservada para casos extremos em que há realmente o propósito de atentar contra a segurança do Estado e uma certa potencialidade de verdadeiramente atingi-la, o que, para ele, não se observa no caso.

Publicidade

Seguindo a mesma linha do MPF, decidiu a juíza Pollyanna Martins Alves. A magistrada explicou que para a conduta estar tipificada na lei de segurança nacional, ela deve estar conjugada a conduta nela tipificada como crimes mais a motivação e os objetivos políticos do agente, bem como a lesão real ou potencial aos bens jurídicos nominados.

Para a julgadora, as falas de Feller não são idôneas para atingir a figura do chefe da nação, de modo a atingir a segurança e a integridade do Estado brasileiro. "Nada obstante seja o presidente da República símbolo da unidade e da existência nacional, nem toda invectiva contra a sua pessoa tem o condão de consubstanciar lesão real ou ameaça potencial apta a reclamar a incidência da LSN", disse.

A juíza salientou que as críticas de Feller são embasadas em estudos científicos e que, justamente por ser opinião embasada em suposta pesquisa científica, "tais opiniões e referências não se revestem de especial elemento anímico traduzido na vontade direta de caluniar ou difamar o Bolsonaro".

Assim, e por fim, acolheu a promoção ministerial e determinou o arquivamento dos autos.

O advogado Alberto Zacharias Toron (Toron, Torihara e Cunha Advogados) atua por Marcelo Feller.  

  • Processo: 1051043-75.2020.4.01.3400

O caso tramita sob segredo de Justiça.

________

t

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...