MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. São devidos honorários à Defensoria quando atua contra empresa pública
STJ

São devidos honorários à Defensoria quando atua contra empresa pública

2ª turma do STJ negou recurso de companhia habitacional do DF que alegava infringência ao art. 381 do CC.

Da Redação

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Atualizado às 15:04

A 2ª turma do STJ decidiu que são devidos honorários advocatícios à Defensoria Pública quando atua contra empresa pública do DF. O colegiado negou, por unanimidade, recurso de companhia habitacional que alegava infringência ao art. 381 do CC.

 (Imagem: Flickr STJ)

(Imagem: Flickr STJ)

O caso versa sobre a obrigação de fazer em que um morador ajuizou ação contra a Coddhab - Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal buscando sua inclusão no rol de contemplados com o direito a um imóvel por preencher todos os requisitos.

O TJ/DF deu parcial provimento ao pedido considerando que de acordo com o decreto distrital 33.965/12, não há óbice à habilitação em "programa habitacional de interesse social" de candidato que participou, porém não foi agraciado, em "programa habitacional para regularização fundiária".

Opostos embargos de declaração, foram rejeitados com a aplicação de multa equivalente a 1% sobre o valor da causa.

O Codhab interpôs recurso especial, apontando infringência ao art. 381 do Código Civil, pois, segundo entendimento da Corte, não são devidos honorários advocatícios à Defensoria Pública quando atua contra pessoa jurídica de Direito Público à qual pertença.

Ao analisar o caso, o relator, ministro Francisco Falcão, ressaltou que o acórdão não mereceria censura, não podendo a Codhab, "empresa pública integrante da Administração Indireta do Distrito Federal, com orçamento próprio, ser equiparada aos órgãos da Administração Direta, para o fim colimado".

Dessa forma, negou provimento ao recurso especial.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...