MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após acusação de compra por chineses, Band tem direito de resposta
Direito de resposta

Após acusação de compra por chineses, Band tem direito de resposta

O "Canal de Brasília" publicou matéria jornalística no YouTube com o título: "Ataques a Bolsonaro: Dono chinês determinou e Band aceitou".

Da Redação

terça-feira, 11 de maio de 2021

Atualizado em 13 de maio de 2021 08:42

A Rádio e Televisão Bandeirantes conseguiu na Justiça o direito de resposta após o canal no YouTube "Canal de Brasília" publicar matéria jornalística de título: "Ataques a Bolsonaro: Dono chinês determinou e Band aceitou". A decisão é da juíza de Direito Andrea Ferraz Musa, da 2ª vara Cível de Pinheiros/SP.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A Band ajuizou ação em face de Alfredo Roberto Bessow, administrador e responsável pelo "Canal de Brasília", após a publicação de matéria jornalística de título: "Ataques a Bolsonaro: Dono chinês determinou e Band aceitou".

Na descrição do vídeo no YouTube constavam os seguintes dizeres: "Ataques a Bolsonaro: Dono chinês determinou e Band aceitou. Para alguns, a guinada editorial da TV Band nos últimos dias surpreendeu - mas não deveria. Afinal de contas, desde 11 de novembro de 2019 a TV Band conta com o suporte do China Media Group - o braço midiático do PCC- Partido Comunista Chinês que tem producardo [sic] comprar espaços".

Segundo a juíza do caso, ao divulgar que a Band estaria sendo controlada pela Embaixada Chinesa, o réu insinua a prática de conduta delituosa, sugerindo, ainda, que a parceria com o grupo chinês é apenas fachada para o controle acionário da empresa.

"Ao sustentar tal tese, o réu tinha a responsabilidade de conferir os fatos, trazendo algum elemento que indicasse tal controle. Mas não o fez, indicando que não houve em momento algum a intensão [sic] de conferir a veracidade da matéria, mas tão somente de divulgar conteúdo bombástico, com possibilidade de gerar prejuízo à autora."

Assim, julgou a ação procedente para garantir à Band o direito de resposta. Este, porém, já foi exercido após a propositura da demanda.

O advogado André Marsiglia Santos (Lourival J. Santos Advogados | L+ Speech/Press) atua pela empresa jornalística.

Leia a decisão.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA