MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lewandowski manda Bolsonaro explicar realização da Copa América
Futebol | Copa América

Lewandowski manda Bolsonaro explicar realização da Copa América

O ministro considerou a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus. Bolsonaro anunciou na tarde de hoje os Estados que sediarão o evento.

Da Redação

terça-feira, 1 de junho de 2021

Atualizado às 18:49

Nesta terça-feira, 1º, Ricardo Lewandowski, do STF, mandou Jair Bolsonaro prestar informações acerca da realização da Copa América 2021 no Brasil. Na tarde de hoje, o presidente anunciou os Estados que serão sedes dos jogos: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.

No despacho, o ministro afirmou:

"Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer, solicitem-se prévias informações ao Presidente da República no prazo legal."

 (Imagem: Carolina Antunes/PR/Rosinei Coutinho/SCO/STF)

(Imagem: Carolina Antunes/PR/Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Copa América

A decisão de Lewandowski foi tomada no âmbito de ação ajuizada por vários partidos políticos pretendendo que o governo Federal seja impedido de assinar contratos e protocolos com a Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol ou com a CBF - Confederação Brasileira de Futebol para viabilizar a realização do campeonato.

Para as agremiações, a decisão de sediar o torneio vai na contramão dos esforços de parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia e contraria a norma constitucional de promover a saúde de todos.

Com o argumento de que o país está em seu pior momento de enfrentamento à pandemia, os partidos pedem que o presidente da República e os ministros da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e a Secretaria Nacional do Esporte prestem esclarecimentos sobre o processo administrativo instaurado a fim de aferir a condição de o país sediar evento esportivo internacional desse porte.

  • Processo: ADPF 756

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas