MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF encaminha a Bolsonaro lista tríplice feminina para vaga no TSE
TSE | Lista tríplice

STF encaminha a Bolsonaro lista tríplice feminina para vaga no TSE

Pela primeira vez, a lista tríplice é composta apenas por mulheres. Confira os nomes.

Da Redação

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Atualizado às 14:47

Nesta quarta-feira, 2, os ministros do STF realizaram votação para a elaboração de lista tríplice para vaga no TSE no cargo de juiz substituto. Pela primeira vez, a lista é composta apenas por mulheres. Os nomes abaixo serão encaminhados ao presidente Bolsonaro:

  • Ângela Cignachi Baeta Neves - 9 votos
  • Marilda Silveira - 8 votos
  • Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro - 8 votos

A escolha de Bolsonaro servirá para substituir a cadeira deixada por Carlos Bastide Horbach que, em maio deste ano, foi nomeado ministro efetivo do TSE.

 (Imagem: Montagem Migalhas | Reprodução)

A vaga no TSE é referente à cota da advocacia e será disputada entre Marilda Silveira, Ângela Baeta Neves e Maria Cláudia Bucchianeri. (Imagem: Montagem Migalhas | Reprodução)

Marilda Silveira é advogada, mestre e doutora em Direto Público pela UFMG, coordenadora Regional da Transparência Eleitoral, professora de Direito Administrativo e Eleitoral, pesquisadora CEDAU e do Observatório Eleitoral. É membro do IBRADE, IBSEJUR e ABRADEP.

Ângela Cignachi Baeta Neves é advogada, mestre em Função Social do Direito-FADISP e pós-graduada em Direito Eleitoral pela PUC/MG. Vice-presidente do IBRADE - Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e membro da Comissão de Direito Eleitoral do CFOAB.

Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro é advogada, mestre em Direito de Estado pela USP especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Foi assessora-chefe da presidência do TSE e é fundadora da Abradep - Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas