MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Registro de reserva legal antes de 2012 deve ser feito em cartório
Código Florestal

Registro de reserva legal antes de 2012 deve ser feito em cartório

A 1ª turma do STJ decidiu que a reserva legal consolidada antes do Código Florestal de 2012 deve ter registro no cartório de imóveis.

Da Redação

sábado, 19 de junho de 2021

Atualizado às 08:34

A 1ª turma do STJ decidiu que o registro da área de reserva legal constituída em propriedade rural antes da entrada em vigor do atual Código Florestal (lei? ??12.651/12) deve ser feito em cartório de imóveis, nos termos da legislação ambiental anterior (lei 4.771/65).

 (Imagem: Freepik)

A reserva legal consolidada antes do Código Florestal de 2012 deve ter registro no cartório de imóveis.(Imagem: Freepik)

O recurso especial julgado pelo colegiado foi interposto pelo MP/SP contra duas proprietárias de um imóvel rural que deixaram de destinar o mínimo de 20% da área para a composição da reserva legal.

Em primeira instância, elas foram condenadas a demarcar a reserva legal com base nos percentuais estabelecidos pelo Código Florestal de 2012, sob pena de multa diária de R$ 500.

Por sua vez, o TJ/SP deu parcial provimento à apelação das proprietárias para autorizar a regularização da reserva legal conforme as disposições do artigo 66 da lei 12.651/12. O acórdão recorrido também considerou suficiente a inscrição da área protegida no cadastro ambiental rural, como havia sido determinado na sentença.

No STJ, o Ministério Público paulista defendeu a irretroatividade do Código Florestal de 2012 e a necessidade de averbação da reserva legal também em cartório de imóveis, sob o argumento de afronta ao princípio do não retrocesso ambiental.

Retroatividade expressa da norma

No voto que prevaleceu no julgamento, o ministro Benedito Gonçalves entendeu que o caso em discussão deve ser regido pela lei 4.771/65, ressalvada a possibilidade de incidência do artigo 66 da lei 12.651/12 para fins de regularização de reserva legal anterior à vigência do atual Código Florestal, em razão da retroatividade expressa do dispositivo.

De acordo com S. Exa., contudo, a aplicação retroativa não abrange o parágrafo 4º do artigo 18 da lei 12.651/12, segundo o qual o registro da reserva legal no cadastro ambiental rural desobriga a averbação em cartório de imóveis.

"Sob a perspectiva de que a norma a incidir deve observar o princípio tempus regit actum, entendo que a reserva legal na propriedade deve ser feita no cartório de registro de imóveis, no qual consta o registro do imóvel rural, pois a controvérsia sob exame é anterior à vigência do novo Código Florestal."

Leia o acórdão

Informações: STJ

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...