MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Imposto sobre grandes fortunas: Gilmar Mendes suspende debate
Impostos

Imposto sobre grandes fortunas: Gilmar Mendes suspende debate

A ação foi ajuizada pelo PSOL. De acordo com o partido, a tributação de grandes fortunas tem por objetivo a concretização dos objetivos fundamentais da República.

Da Redação

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atualizado às 17:59

Nesta sexta-feira, 25, o ministro Gilmar Mendes, do STF, pediu destaque e retirou do plenário virtual ação que coloca em xeque a atuação do Congresso em instituir o imposto sobre grandes fortunas. O ministro Marco Aurélio é o relator da ação.

A ação que está suspensa foi ajuizada pelo PSOL. O partido pede que o Supremo reconheça a omissão inconstitucional do Legislativo por não aprovar lei complementar para instituir o referido imposto.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

(Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

A ação foi protocolada em 2019. De acordo com a agremiação, a tributação de grandes fortunas tem por objetivo a concretização dos objetivos fundamentais da República de "construir uma sociedade livre, justa e solidária" e "de erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais", previstas no artigo 3º da Constituição.

Em razão do período decorrido desde a promulgação da Constituição, o partido pede que o STF determine que o projeto de lei complementar sobre a matéria tramite em regime de urgência. "Mais de três décadas após a promulgação da vigente Constituição, esse dispositivo constitucional permanece letra morta, por falta de lei complementar votada pelo Congresso Nacional", argumenta a legenda.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas