MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Veja 10 dicas de carreira para um jovem advogado
Carreira | Profissão

Veja 10 dicas de carreira para um jovem advogado

Aproveite os ensinamentos e supere os desafios diários.

Da Redação

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Atualizado às 10:19

Começos de carreira são difíceis e na advocacia, que é uma das profissões mais disputadas no país, os desafios são diários, principalmente para os jovens profissionais. Pensando nisso, conversamos com quatro causídicos que deram dicas de ouro para quem está começando.

As sugestões foram gentilmente oferecidas por Amanda Magalhães, presidente da comissão nacional da jovem advocacia do CFOAB; Clarissa Medeiros, secretaria geral da comissão nacional da jovem advocacia do CFOAB; Fernanda Valério, membro da comissão nacional da jovem advocacia do CFOAB; e Robson Saldanha, membro da comissão nacional da jovem advocacia do CFOAB.

 (Imagem: Freepik)

Advogados dão dicas de carreira para quem está começando.(Imagem: Freepik)

1) O que você quer fazer para o resto da sua vida?

O primeiro passo é se conhecer de verdade, buscar quais áreas você tem afinidade e não pensar que determinada área dará mais retorno financeiro ou que o retorno será mais célere que outra. O que você gosta de estudar e com o que quer trabalhar? Este é o primeiro passo para você crescer e ter sucesso.

2) Seja um(a) especialista!

Se você não sabe para onde ir, pense na dica 1 e se permita, por um tempo determinado, experimentar várias áreas. Seja honesto com você. Esgotado o tempo dos experimentos, defina a área e siga tão somente por ela. Seja o melhor que você pode ser nela. Seja referência nela. Seja autoridade nela. E como? Estudando tudo sobre, mostrando a todos - com ética - que você é especialista, escrevendo e palestrando sobre.

3) Não vá para as redes sociais em 3,2,1!

Calma, expliquemos: o mundo está online, a advocacia está se modernizando, o provimento 94/20 está nos deixando e dando lugar ao novo provimento sobre publicidade (o 205/21 vai iniciar sua vigência em agosto) e é preciso, sim, ser visto também nas redes sociais, no entanto, cadê o conteúdo jurídico relevante? Você já estudou? Já escreveu?

Querer postar qualquer coisa, e mais, patrocinar, impulsionar não vai te levar a lugar algum. Antes de qualquer coisa, planeje: defina o seu nicho (qual a sua área de atuação?); defina o seu público-alvo (vai falar para possíveis clientes ou para advogados?); defina a sua periodicidade (vai postar onde, como e quando?); defina o seu estilo (para se destacar não precisa fazer dancinha, mas sua personalidade tem que estar no que você posta); defina os conteúdos relevantes que levarão informação ao público e te farão ser reconhecido(a) como especialista.

4) Se atualize sobre os assuntos jurídicos!

Crie o hábito de ler revistas jurídicas. Tire um tempo na sua rotina para se atualizar dos principais assuntos jurídicos em voga. Nessas revistas sempre têm posições atualizadas dos tribunais, posicionamento de juristas sobre determinados temas, contrapontos importantes em temas polêmicos. É importante a jovem advocacia estar antenada ao que está acontecendo. Em uma reunião com um cliente mostrar que está ciente do que tem acontecido certamente passa segurança a quem pretende te contratar.

5) Leia de tudo!

O hábito da leitura, seja romances ou livros que em nada se relacionam com o Direito, auxiliam na sua capacidade argumentativa e auxilia na elaboração das petições. É preciso ser claro, objetivo e ao mesmo tempo esgotar determinado argumento em uma redação precisa. Uma boa redação ganha a atenção daquele que você precisa convencer sobre o direito do seu cliente.

6) Esteja pronto(a)!

Nunca vá para uma audiência, sustentação oral ou reunião com o cliente sem ter estudado o assunto que será tratado. Em uma audiência e em uma sustentação oral, mais importante que dominar os argumentos de Direito que você defenderá no ato judicial é você ter na sua mente o processo de "cabo a rabo".

Tudo o que aconteceu no processo você precisa estar absolutamente ciente e, se for preciso, se valer disso como vantagem em eventual situação inesperada no decorrer da audiência ou sustentação oral. Da mesma forma, em reunião com cliente. Se lhe foi adiantado o assunto, pesquise e estude antes do encontro. Se é para o cliente saber sobre um processo, devore ele previamente. Em tempos de processos digitais, qualquer um tem acesso aos autos e cliente adora olhar seu caso. Qualquer pergunta sobre determinada parte do processo você, como advogado, precisa ter absoluto conhecimento e deixar seu cliente seguro.

7) Conheça suas prerrogativas!

Quando você não tem conhecimento dos direitos inerentes ao exercício da advocacia, está sujeito a uma atuação fragilizada. A defesa inflexível das prerrogativas é garantia, não somente dos interesses dos seus clientes, mas de toda a classe. Além disso, quando a atuação é limitada ou inviabilizada, os direitos dos clientes são colocados em risco.  As prerrogativas são diferentes, não são favores, não são privilégios.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

8) Valorize seu conhecimento e seu tempo!

Advogados são pagos com honorários, e a valorização da classe passa pela prática de valores dignos. No início, os profissionais costumam ficar com receio de apresentar os honorários e não fechar os contratos, mas é preciso que antes mesmo do cliente, você compreenda o quanto foi investido na sua carreira, o quanto se investe na sua atualização, no seu escritório.

Também é importante compreender que se cobra pelo valor do trabalho, ou seja, por aquilo que sana ou ameniza as dores do cliente. Preço é diferente de valor!

Seguir a tabela é um norte para evitar o aviltamento (não cobrar para ganhar um cliente é se desvalorizar, colocar em xeque a sua competência e estimular uma concorrência de preço e não de qualidade), mas mais que isso saiba quanto vale a sua hora de trabalho.

9) Participe de, pelo menos, uma comissão temática da OAB

Participar de uma comissão temática da OAB é fundamental para que você tenha duas grandes possibilidades: 1º) aumentar sua rede de contatos entre os colegas da área afim; 2º) ter acesso a pessoas e eventos que a comissão proporcionar, tornando-se, inclusive, uma referência na área posteriormente, com possibilidade palpáveis de palestras e visibilidade.

10) Seja advogado(a) 24h por dia!

O que isso quer dizer? Simples, mostre-se na condição de advogado(a) o tempo inteiro, faça seus familiares, amigos, vizinhos e até mesmo o porteiro do seu prédio compreenderem que você é advogado e, em grande parte, pode ser capaz de resolver seus problemas. Mostrar-se nessa condição de forma integral, principalmente nas redes sociais, faz todos ao seu redor lembrarem do seu nome na hora que precisarem de um advogado ou indicar a alguém.

Evento - Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o tema, participe do evento "Carreira Jurídica: tendências e dicas práticas para a jovem advocacia", realizado por Migalhas. O seminário online acontecerá no dia 6/8, sexta-feira, das 9h às 12h30.

Para conhecer a programação e se inscrever, clique aqui.

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas