MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Acordo extrajudicial é homologado com cláusula de quitação geral
Quitação geral

Acordo extrajudicial é homologado com cláusula de quitação geral

TRT-2 destacou que o dispositivo é válido se não há vício de consentimento.

Da Redação

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Atualizado às 17:44

A cláusula de quitação geral tem respaldo no CC em seu art. 840, segundo o qual é lícito aos interessados prevenirem ou terminarem o litígio mediante concessões mútuas. Sob este entendimento, a 17ª turma do TRT da 2ª região homologou acordo extrajudicial entre banco e ex-funcionária com inclusão da referida cláusula.

 (Imagem: PxHere)

Justiça homologa acordo trabalhista com cláusula de quitação.(Imagem: PxHere)

A autora trabalhou de 2010 a 2020 no banco Votorantim, tendo sido demitida sem justa causa, quando, então, os interessados ingressaram com o pedido de homologação de acordo extrajudicial na importância de mais de R$ 75 mil.

A sentença havia rejeitado a homologação do acordo, ao considerar que a ex-empregadora pretendia a quitação total do contrato de trabalho mediante o pagamento de verba que não restou comprovada, impossibilitando ao juízo a análise quanto a ocorrência ou não de fato gerador quanto aos recolhimentos previdenciários e fiscais, “o que não pode ser referendado pelo Judiciário”.

Mas, em análise de recurso, o colegiado destacou que o juiz não pode interferir no conteúdo jurídico do ato homologado, nem modificar cláusulas do acordo, limitando-se a afastar a conformidade formal da transação.

No caso, considerou-se que o "objeto transacional é lícito, possível e determinado, os motivos declarados são lícitos e foi observada a forma dos artigos 855-B a 855-E da CLT".

No que toca à quitação geral, concluiu a relatora, desembargadora Maria de Lourdes Antonio, que esta em nada difere da transação que poderia ter sido firmada e que mesmo são firmadas todos os dias nos núcleos de conciliação, após o ajuizamento de uma reclamatória trabalhista. E destacou que a referida cláusula de quitação tem respaldo no art. 840 do CC.

Para o colegiado, a leitura conjunta dos arts. 840 e 843 do CC "está longe de restringir a transação exclusivamente aos direitos nela elencados, podendo extinguir a relação jurídica havida entre as partes e prevenir futuros litígios entre as partes".

"Inexistindo vício de consentimento, a inclusão de cláusula de quitação geral, dentre outros inúmeros outros direitos especificados na petição de acordo extrajudicial, é válida."

Os magistrados acordaram, assim, em dar provimento aos recursos para homologar o acordo extrajudicial.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...