MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Não se pode ter abusos", diz Toffoli sobre liberdade de expressão
IX Fórum Jurídico de Lisboa

"Não se pode ter abusos", diz Toffoli sobre liberdade de expressão

Ministro destacou que Suprema Corte brasileira sempre defendeu a liberdade de expressão, nos limites da CF.

Da Redação

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Atualizado às 11:50

Ao falar sobre liberdade de expressão, ministro Toffoli destacou que "não se pode ter os abusos, e isso é analisado caso a caso." O tema foi abordado em entrevista concedida ao Migalhas no IX Fórum Jurídico de Lisboa.

O ministro destacou que a Suprema Corte brasileira sempre defendeu a liberdade de expressão, dentro dos limites da Constituição.

Semipresencialismo

Perguntado sobre a possibilidade do semipresencialismo no Brasil, ministro Toffoli disse que o país é muito complexo, e a 4ª maior democracia no mundo. Com isso, não é fácil pensar a melhor forma de governo.

O ministro enfatizou que o debate é primordial para que nós possamos ter um governo, um parlamento e uma sociedade que possa fluir mais, com as altas demandas que cada vez mais a sociedade exige.

"Essa sociedade em rede quer sempre uma resposta cada mais rápida do Estado em relação às suas dificuldades e necessidade. O debate é importantíssimo."

IX Fórum Jurídico de Lisboa

De 15 a 17 de novembro, acontece em Lisboa o IX Fórum Jurídico de Lisboa. Neste ano, o evento tem como tema "Sistemas Políticos e Gestão de Crises".

A Faculdade de Direito é palco de palestras, painéis e mesa redonda, nos quais os convidados debatem sobre a crise sanitária e as restrições aos direitos fundamentais; responsabilidade civil do Estado e limites orçamentais.

O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo CJP - Instituto de Ciências Jurídico-políticas, pelo CIDP - Centro de Investigação de Direito Público, pelo FUBE - Fórum de Integração Brasil Europa e pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas