MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autor de impeachment de Dilma pede impedimento de Bolsonaro
Impeachment

Autor de impeachment de Dilma pede impedimento de Bolsonaro

O pedido alega que por ação e omissão dolosas, Bolsonaro deu causa à proliferação da covid-19.

Da Redação

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Atualizado às 18:36

Um grupo de juristas protocolou nesta quarta-feira, 8, novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

O primeiro signatário deste pedido na Câmara dos Deputados é Miguel Reale Júnior, autor do texto que afastou Dilma Rousseff em 2016. O grupo acusa Bolsonaro de dar causa à morte de milhares de brasileiros, vitimados pela covid-19.

 (Imagem: Alan Santos | PR)

Grupo de juristas protocola pedido de impeachment de Bolsonaro. (Imagem: Alan Santos | PR)

Os signatários acusam o presidente de ação e omissão dolosas na condução da pandemia. O pedido de impeachment destaca que o comportamento adotado pelo presidente pode ser configurado em dois crimes de responsabilidade:

  • atentar contra o direito à vida e à saúde e;
  • proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções.

"Em suma, o que se verifica é o desprezo , de forma patente, ao valor da vida e da saúde, centros axiológicos da CF/88, a se ver o disposto no art. 3º, que menciona ser o bem de todos um dos objetivos fundamentais da República, sendo a inviolabilidade da vida o primeiro direito consagrado no caput do art. 5º da Constituição", destacam os juristas. 

O documento discorre, ainda, que Bolsonaro colocou a garantia da continuidade da plena atividade econômica acima da adoção das medidas preconizadas pelos especialistas e pela OMS. Ademais, o pedido ressalta que o presidente conspira contra a vacinas

"Por fim, conspirando contra as vacinas, seja ao não adquiri-las, seja instalando no espírito da população desconfiança acerca de sua eficácia e mesmo sugerindo serem prejudiciais."

Desse modo, foi solicitado a abertura do processo de impeachment contra Bolsonaro.

Vale lembrar que a Câmara já recebeu mais de 140 pedidos de impeachment de Bolsonaro. É do presidente da Câmara a prerrogativa de acolher ou não algum dos pedidos.

Leia a íntegra da petição.  

Patrocínio

Patrocínio Migalhas