MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB é a favor que sociedades limitadas possam emitir cotas preferenciais
Sociedades limitadas

IAB é a favor que sociedades limitadas possam emitir cotas preferenciais

O relator ressaltou que a mudança no CC pode fortalecer as sociedades limitadas e ajudá-las a superar dificuldades hoje por elas encontradas.

Da Redação

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Atualizado em 16 de dezembro de 2021 18:27

IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros é a favor de que as sociedades limitadas possam emitir cotas preferenciais que assegurem aos seus titulares a prioridade no recebimento dos lucros apurados. A posição foi firmada com a aprovação pelo plenário, na sessão ordinária da última quarta-feira, 15/12, do parecer do relator Tarsis Nametala, da Comissão de Direito Empresarial, favorável ao PL 919/20.

De autoria do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP), o PL sugere mudanças no CC, para que seja autorizada a emissão de cotas preferenciais pelas sociedades limitadas.  

 (Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Tarsis Nametala(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

"Não há qualquer óbice constitucional ao projeto, que facilita o ambiente de negócios no Brasil, ao garantir maior liberdade de associação entre os atores da iniciativa privada", defendeu o relator. De acordo com o ele, o PL vem a reboque de atos normativos que já admitem as cotas preferenciais.

"Há autorização expressa expedida nesse sentido pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, o Drei, que é exatamente o órgão nacionalmente responsável pelo registro mercantil"

Tarsis Nametala, porém, argumentou sobre a necessidade de fortalecimento legislativo da permissão: "É forçoso reconhecer que a segurança jurídica do ambiente negocial clama por uma previsão legislativa propriamente dita, de forma a evitar riscos". Segundo ele, "existe a possibilidade, com graves consequências para todos os envolvidos, de o Poder Judiciário vir a entender simplesmente como ilegal a norma e, consequentemente, a respectiva cláusula do contrato social referente às cotas preferenciais".  

A presidente da Comissão de Direito Empresarial, Érica Guerra, participou da sessão e disse: "O que mais tem incomodado a todos nós da comissão é que estão regulamentando assuntos muito importantes por meio de atos normativos, quando o melhor caminho é o processo legislativo". 

Desvantagem

O relator ressaltou que a mudança no CC pode fortalecer as sociedades limitadas e ajudá-las a superar dificuldades hoje por elas encontradas. "Nós sabemos que pegar dinheiro no mercado para financiar projetos é extremamente caro no Brasil", disse o advogado, que complementou: "As sociedades anônimas, principalmente as de capital aberto, têm alternativas para captar recursos de forma mais barata do que quem precisa se socorrer de empréstimos bancários, como é o caso das sociedades limitadas, que sofrem uma desvantagem descomunal nessa concorrência com as abertas". 

Tarsis Nametala informou também que, de acordo com o previsto no PL, as cotas preferenciais garantem aos seus titulares não somente a prioridade no recebimento dos lucros apurados, mas também a preferência em caso de liquidação da sociedade, e ainda o direito a voto para eleger um ou mais administradores. Ele disse que a maioria doutrinária é a favor de que as cotas preferenciais possam estabelecer direitos financeiros distintos entre os sócios, mas há uma grande divisão em relação a conceder mais poder de voto a alguns, em detrimento de outros.

"Contanto, nenhuma manifestação de repulsa à distinção de direitos políticos no âmbito da sociedade limitada está baseada em princípio constitucional", opinou o relator, ao defender a possibilidade de tratamento diferenciado entre os sócios. 

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas