MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Proteção de dados é diferencial para cliente escolher empresa, diz CEO
Dados | Proteção

Proteção de dados é diferencial para cliente escolher empresa, diz CEO

No dia 28 de janeiro o mundo comemora o Dia Internacional da Proteção de Dados. Especialistas avaliam a importância da regulamentação do tema.

Da Redação

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Atualizado em 28 de janeiro de 2022 07:55

Nesta sexta-feira, 28, comemora-se o Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais. A data rememora o ano de 1981, momento em que foi firmada a Convenção 108, o primeiro tratado internacional legislativo que trata da privacidade e proteção de dados.

A data ganha ainda mais importância no Brasil se levarmos em conta que, em 2022, a Lei Geral de Proteção de Dados completa dois anos em vigor. Neste interregno, será que as pessoas e empresas tomaram maior consciência do valor e dos riscos relacionados a seus dados? Sim. Quem afirma isso é a advogada Luiza Leite, especialista na área proteção de dados e CEO da Dados Legais.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Proteção de dados é diferencial para cliente escolher empresa, diz CEO.(Imagem: Arte Migalhas)

A especialista destaca que prestar atenção na proteção de dados logo no início de um projeto pode evitar multas, processos e danos à reputação de um usuário e, assim, tornar o negócio mais eficiente e sustentável.

"Já pensar os processos levando em consideração os princípios da proteção de dados e privacidade, além de resguardar as instituições otimiza o fluxo de adequação com a LGPD, evitando revisitar e adaptar os processos quando já estão consolidados."

A advogada, então, resolveu listar algumas dicas para os usuários em relação aos maiores erros em relação ao uso de dados.

  • Conveniência e privacidade

É necessário pensar antes de compartilhar seus dados - cuidado com aplicativos e serviços que pedem informações ou autorizações para acesso a geolocalização ou lista de contatos.

Antes de clicar, pense se os dados são realmente necessários, avalie a reputação de quem coleta e veja se a troca é razoável; se os benefícios oferecidos valem o "preço" de seus dados.

  • Proteja-se e não seja um alvo fácil

Outra dica é evitar a previsibilidade e a fragilidade das senhas, com recomendações de como usar senhas mais robustas, sem perder a conveniência.

  • Use bem os recursos de privacidade já disponíveis

 (Imagem: Arte Migalhas)

Dicas para proteger seus dados. (Imagem: Arte Migalhas)

LGPD para empresa

José Castellian, CEO da LawQuest, startup especializada em proteção de dados corporativa, sinaliza que a LGPD trata de uma "cultura" de respeito das informações que os clientes confiam às empresas. "Não é apenas sobre multas e fiscalizações", afirma.

O adequado tratamento de dados pode, até mesmo, ser o diferencial para empresa: "quem é que vai preferir uma empresa que não respeita os seus dados?", questiona José Castellian.

"os diferenciais competitivos que podem ser conquistados com a devida adequação vão de encontro com a transformação digital das empresas, quanto mais as organizações se adentram ao mundo digital, mais o mercado de proteção de dados e privacidade tende a crescer. Oportunidades vão aparecendo e novas ferramentas começam a aparecer para ajudar e melhorar todo esse processo de conformidade com a lei"

Patrocínio

Patrocínio Migalhas