MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF derruba ato do MEC contra passaporte de vacina em universidades
Vacinação

STF derruba ato do MEC contra passaporte de vacina em universidades

Ministro da Educação decidiu que as instituições de ensino Federais não poderiam cobrar vacinação como condição para o retorno presencial. STF derrubou o ato.

Da Redação

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Atualizado às 14:37

O plenário do STF derrubou despacho do MEC no qual o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu que as instituições de ensino Federais não poderiam cobrar vacinação contra a covid-19 como condição para o retorno às atividades presenciais.

O despacho, publicado em 30 de dezembro no DOU, já havia sido suspenso pelo relator, ministro Ricardo Lewandowski, a pedido do PSB. Ele é relator de ação que trata de atos do governo no contexto da pandemia.

 (Imagem: Brazil Photo Press/Folhapress)

STF veta ato do MEC que proíbe passaporte de vacina em universidades.(Imagem: Brazil Photo Press/Folhapress)

No documento, Milton Ribeiro disse não ser possível às universidades exigir comprovante de vacinação como condição para o retorno das atividades presenciais, pois tal exigência seria "um meio indireto à indução da vacinação compulsória", que "somente poderia ser estabelecida por meio de lei".

Para Lewandowski, contudo, o ministério não poderia ter feito imposição às universidades sobre a exigência ou não do comprovante de vacina, pois isso violaria a autonomia universitária, que abarca dimensões não só educacionais e financeiras, como também administrativas e relativas à saúde.

"Ao subtrair da autonomia gerencial, administrativa e patrimonial das instituições de ensino a atribuição de exigir comprovação de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais, o ato impugnado contraria o disposto nos arts. 6º e 205 a 214 da Constituição Federal, como também cerceia a autonomia universitária, colocando em risco os ideais que regem o ensino em nosso País e em outras nações pautadas pelos cânones da democracia."

O ministro ressaltou que as instituições de ensino têm, portanto, autoridade para exercer a autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação.

  • Veja o voto do relator.

O entendimento do relator foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux. Nunes Marques seguiu com ressalvas.

O ministro André Mendonça divergiu do relator no sentido de suspender apenas os entendimentos consolidados nos itens (ii) e (iii) do despacho, que determina que o passaporte de vacina somente pode ser estabelecido por meio de lei.

  • Confira o voto divergente.

"O Supremo Tribunal Federal mais uma vez reforça a importância da vacinação em massa da população ao restabelecer a autonomia das instituições federais de ensino para exigir o comprovante de vacinação nas atividades presenciais. A inconstitucional normativa do Ministério da Educação revelava nova tentativa do Governo Federal em desestimular a vacina, insinuando perigo inexistente dos imunizantes, o que foi corretamente rechaçado pela Corte", afirmaram Rafael Carneiro e Felipe Corrêa, do Carneiros e Dipp Advogados, que representam o PSB na ação.

  • Processo: ADPF 756

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas