MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidor não vacinado poderá ingressar em instituto sem comprovante
Passaporte vacinal

Servidor não vacinado poderá ingressar em instituto sem comprovante

“Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei", disse o desembargador.

Da Redação

quarta-feira, 23 de março de 2022

Atualizado às 15:22

Servidor público do IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará poderá ingressar no local sem apresentar o passaporte vacinal. Assim decidiu o desembargador Federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, do TRF da 5ª região, ao suspender a exigibilidade de uma portaria da instituição.

O servidor não vacinado argumentou que a portaria do IFCE que exige o comprovante de imunização dos colaboradores extrapolou os limites do poder regulamentar da Administração Pública, uma vez que criou obrigação não prevista em lei, além do que teria indevidamente limitado direitos e garantias fundamentais, entre eles o direito à liberdade de locomoção.

Em 1º grau, o pedido liminar do servidor foi negado. Ele, então, recorreu ao TRF-5 e pediu que possa trabalhar normalmente, sem ter de apresentar o passaporte vacinal.

O relator do caso, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, acolheu o pedido autoral e explicou que a matéria já foi resolvida no STF, que deixou assentado somente ser possível a exigência de passaporte sanitário através de lei formal que, “no caso, inexiste”.

“Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, daí que a exigência combatida é de ilegalidade manifesta.”

De acordo com o magistrado, não é o caso, porém, de revogação do ato administrativo em foco, “eis que para assegurar o direito subjetivo do agravante de apenas se submeter a vacina na medida em que nela acredite e deseje, basta assegurar sua presença no ambiente de trabalho e o exercício de suas atribuições normais, sem a exibição do anunciado passaporte ou outra prova de se haver vacinado”.

O advogado Filipe Catunda atua na causa pelo servidor.

Veja a decisão.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Servidor não vacinado poderá ingressar em instituto sem comprovante. (Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...